O livro “Colônia Santa Izabel: História e Memória do Isolamento Compulsório de doentes de lepra” é tema da 50ª edição do Café Literário

No livro a autora Profª Dra. Keila Carvalho analisa o isolamento compulsório de doentes de lepra em Minas Gerais no período 1920-1960, focando em um microcosmo: a Colônia Santa Izabel, considerada modelo daquela experiência no estado. O livro se insere em uma tradição historiográfica recente, que procura compreender as doenças e as políticas de saúde no ambiente mais amplo da história de uma sociedade. Na elaboração do trabalho a autora esmiúça dois momentos cruciais desta história: o primeiro, que vai dos anos 1920 à década de 1940, quando analisa o processo que levou a lepra – definida como “problema de saúde pública” – a ser objeto da política de isolamento compulsório. No segundo momento, focaliza o processo inverso, no qual o questionamento da eficácia científica, política e moral da política de isolamento levaram à sua consequente desarticulação.

Mais detalhes:

WhatsApp Image 2018-10-11 at 16.06.04

Posted in Posts | Tagged , , , | Comentários desativados

Obra: “Histórias de sibilas: entre Braga e Diamantina” foi tema da 49ª edição do Café Literário

Apresentado pela Profª Dra. Maria Claudia Magnani, o livro trata da identificação da origem das figurações do tema das sibilas do Tijuco, a partir de Braga, Portugal.

“Figuras proféticas da mitologia antiga, as Sibilas tiveram um alcance temporal extraordinariamente longo no decorrer da história da humanidade. Elas faziam o elo entre o profano e o sagrado, o humano e o divino. Suas profecias não diziam respeito a sagas individuais, mas a futuros coletivos como resultados de guerra, decisões políticas e a riqueza ou pobreza das nações. A cidade histórica possui um patrimônio artístico talvez não encontrado em nenhuma outra cidade colonial do Brasil: os panos quaresmais sibilísticos, além das pinturas sobre madeira na abóbada da capela-mor da Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

As sibilas de Diamantina e região têm uma importância universal e reafirmam a sobrevivência de um antigo mito que foi se adaptando em diferentes lugares. O mito das sibilas tem um fôlego inigualável e de certa forma sobrevive até hoje. A previsão do futuro é desde os primórdios da humanidade um saber desejado e altamente sedutor.” Fonte: SEC – Secretaria de Estado de Cultura

Mais detalhes sobre o evento:

40414439_319478505281151_8342213170563121152_n

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Comentários desativados

O livro “O ensaio sobre a cegueira” de José Saramago é apresentado pela Profª Dra. Letícia Pádua nesta edição. Ainda tivemos uma exposição de quadros!

O ensaio sobre a cegueira de José Saramago é uma grande obra e foi o único escrito em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Breve resumo: Um dia como qualquer outro, uma cidade, carros aguardando o semáforo para se colocar em movimento e, de repente, uma súbita cegueirra branca acomete um motorista. A partir daí, a cegueira se espalha pandemicamente até assomar [quase] toda a humanidade. Diante deste cenário, o caos se instala e somos colocados diante daquilo qque somos em essência: Saramago nos leva em uma viagem ao inferno, uma jornada de aflição, angústia, horror onde todos os estatudos éticos e morais são suspensos. Tudo isso somado a uma escrita única, vibrante em uma estrutura que só grandes gênios poderiam dominar.

cafe-002

cafe 001 cafe 08 cafe 07 cafe 06

cafe 01 café 04 cafe 03 cafe 02 cafe 05

 

Posted in Posts | Tagged , , | Comentários desativados

A autora Luisa Godoy veio lançar seu livro em nosso evento. Veja!

Professora e autora, Luisa Godoy apresenta seu livro  Corpo Celeste – Poemas no Café!

Breve descrição: A vida interior e a jornada de autoconhecimento de uma mulher são o fio narrativo que perpassa os 57 poemas, escritos no intenso período de mudanças e descobertas entre os 23 e os 35 anos de idade. Relacionamentos, rompimentos, nascimentos e renascimentos. O desejo, a perda e o encontro. A incompreensão e a negação da versão da mulher sobre sua própria experiência. A descoberta de um poder feminino oculto, mas inegável – um canal “entre aqui e o céu”, como conta o poema “Profetas”. A escrita como registro e redenção. Um lugar secreto e individual para se entender e se libertar. “Um momento de insuspeita liberdade”, como num verso do poema “A prosa e a rosa”.

Luisaa

Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Luisa Godoy

Luisa

 

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Leave a comment

Roberto Amaral, autor de alguns livros, apresenta sua nova obra no Café literário!

 Do mundo, suas delicadezas

Roberto

Professor Roberto Amaral

Roberto 02

Lançamento do livro “Do mundo, suas delicadezas”

 

imagem 01

Lançamento em Diamantina, Café literário

imagem00

Ouvintes

Imagemmm

 

 

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Leave a comment

Rebecca Monteiro apresenta o livro “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino

 

rebecca

Professora Rebecca Monteiro

cafe 03

As apresentações sempre ocorrem no auditório da Casa Juscelino Kubitschek, de Diamantina -MG

cafe 04

Espaço interno da Casa Juscelino Kubitschek, de Diamantina-MG

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Leave a comment