PALESTRA: A coleta seletiva solidária da UFVJM: a valorização dos catadores de material reciclável de Diamantina

Por Izabela Carvalho Liboreiro

É chegada a hora da conscientização. Na palestra ministrada pelo Dr. Carlos Victor Mendonça Filho sobre “A coleta seletiva solidária da UFVJM: a valorização dos catadores de material reciclável de Diamantina” foi demonstrado trabalhos executados na região com o intuito de melhorias na condição de vida populacional.
A proposta inicial do projeto é fazer com que todos ajam baseados nos “5R”: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar. Os dois últimos surgiram devido ao capitalismo que leva a sociedade a um consumo desnecessário, o que gera uma produção excessiva de lixo.A ACAD, Associação de Catadores de Diamantina, em parceria com a UFVJM vem desenvolvendo trabalho de coleta seletiva, que além de ser um benefício ao meio ambiente proporciona lucros aos trabalhadores. Hoje, as maiores doações são de papéis, papelões e plásticos. Contudo, essa iniciativa entra diversos desafios, como a falta de estrutura da cidade, que não possui coleta seletiva e nem conta com ampla divulgação nessa área e a ajuda, ainda inicial, da prefeitura não tem sido eficiente como poderia ser.

A campanha “Minas sem lixões” tem por objetivo eliminar até 2014 todos os depósitos de lixo a céu aberto, o que é sem dúvidas um enorme desafio. Mas isso não tende a se tornar realidade apenas aguardando grandes ações, são necessárias atitudes como as inclusas no projeto do Dr. Calos Victor, com a elaboração de oficinas para o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
A coleta seletiva solidária da UFVJM é divulgada em todas as mídias relacionadas à Universidade, sendo elas o próprio site do Jornal Ciência e Tudo, o Programa da Rádio, e a ajuda de todos é bem vinda. Para que a sociedade se torne mais limpa e melhor é necessário pensar globalmente, mas somente começando a agir de forma local será possível obter grandes resultados.
Ouça as entrevistas realizadas pela Rádio Ciência com os participantes do I SINTEGRA!

This entry was posted in BCT, Ciência & Atualidades - Vivian Benassi, Colunas, CTSL, Eventos, I Sintegra - 2012, Rádio Ciência. Bookmark the permalink.

79.881 Responses to PALESTRA: A coleta seletiva solidária da UFVJM: a valorização dos catadores de material reciclável de Diamantina