Histórico e Contextualização

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPGCF) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve início em 2010, com o Mestrado após a 110ª reunião do CTC da CAPES, que recomendou o curso. Já o Doutorado iniciou em março de 2015, a partir de sua recomendação na 156ª reunião do CTC (CAPES) em dezembro de 2014.

O PPGCF é regido internamente pela Resolução nº 2, de 06 de junho de 2018, com cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos na grande área Ciências Agrárias I,   área de concentração Recursos Florestais. Tem seu funcionamento regido pelo Estatuto, Regimento Geral, Regulamento geral dos programas de pós-graduação stricto sensu, Resolução que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu no âmbito da UFVJM, pelas demais normativas legais aplicáveis.

É sediado no campus JK, Diamantina, um dos 4 campi da UFVJM. A UFVJM é uma universidade relativamente nova, em 2005 foi passou de Faculdades Federais Integradas a Universidade Federal e que teve significativa expansão na última década. Seus campi encontram-se nas mesorregiões: Jequitinhonha (campus Diamantina); Vale do Mucuri (campus Teófilo Otoni), Norte de Minas (Campus Janaúba) e Noroeste de Minas (campus Unaí), o que a torna estratégica para essas mesorregiões no auxílio ao aprimoramento educacional em todos os estágios de formação.

Captura de Tela 2020-01-23 às 13.19.56UFVJM Doutorado Home page