100 anos da EPIL – Diamantina/MG

TÍTULO: Ser alguém na vida: práticas de compreensão e produção de telas e textos

COORDENADORA: Dra. Juliana Leal

COLABORADORES/AS: Prof. José Rocha e equipe de discentes do Projeto de Extensão Cine Mercúrio da UFVJM

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: maio a julho de 2011

LOCAL: Escola Profissionalizante Irmã Luiza (EPIL) e Cine Teatro Santa Izabel/ Diamantina/MG

PÚBLICO ALVO: alunos da EPIL entre 15 a 18 anos

OBJETIVOS: Esta ação de caráter extensionista (40 h) visa potencializar nos participantes a auto-estima a partir da valorização do ser humano enquanto ser desejante, enquanto pessoa em franco processo de auto-superação, objetivando estimular no público participante a vontade de ser “alguém na vida”. Visa também incentivar a formação de leitores e produtores de telas e textos.

METODOLOGIA: A ação pedagógica proposta será realizada por meio de um trabalho de compreensão e produção de telas e textos a partir do diálogo entre a literatura infanto-juvenil, a música e o cinema (exibição de animações, curtas e longas-metragens) como forma de atingir os objetivos propostos para essa ação.

AVALIAÇÃO: A avaliação se dará por meio da presença e da efetiva participação dos alunos envolvidos no projeto nas atividades propostas. Essa participação terá como resultado a produção de textos e vídeos-depoimentos que serão exibidos nos dias das festividades de comemoração dos 100 anos da EPIL que ocorrerá na primeira semana de julho de 2011.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALVES, Rubem. A toupeira que queria ver o cometa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
DELL’ISOLA. Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.
HIGINO, Anderson; BARBOSA, Clarisse; PEREIRA, Maria Antonieta. Formando leitores de telas e textos. Belo Horizonte: Linha editorial Tela e Texto, FALE/UFMG, 2007.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2002.
LULA, O FILHO DO BRASIL. Direção: Fábio Barreto. Brasil: LC Barreto, 2010. 1 DVD (128 min.), son., color..
PEREIRA, Maria Antonieta [et al.] (orgs.). Dez anos formando leitores: literatura, política e teorias de rede. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Linha Ed. Tela e Texto, 2008.
O CONTADOR DE HISTÓRIAS. Direção: Luis Villaça. Brasil: Warner Bros., 2009. 1 DVD (110 min.), son., color..

FOTOS DA AÇÃO