Creche do Cazuza

Pequenos instantes e grandes alegrias

A mostra do mês de julho de 2011 do Projeto de Extensão “Cine Mercúrio: movimentação de culturas e linguagens” teve como foco o universo infantil ao realizar a exibição de desenhos, animações e curtas-metragens da Programadora Brasil e da Cinemateca da Embaixada da França. As sessões foram realizadas nos dias 6 e 13 de julho, em dois horários: às 17:00 e às 19:00 h, no Cine Teatro Santa Izabel.

Em razão da temática apresentada nesta mostra, a equipe de divulgação, além da distribuição de material informativo do evento em repartições públicas e em alguns bairros da cidade de Diamantina, realizou também algumas visitas a instituições educacionais do ensino infantil e básico da cidade.

No dia 11 de julho, a professora Juliana Leal (FCH/UFVJM), coordenadora do projeto, em companhia de Liliane Moreira, turismóloga graduada pela UFVJM e membro da equipe do projeto, estiveram em duas escolas da periferia de Diamantina: uma do bairro Cidade Nova e outra, localizada no bairro Cazuza. Após explicação sobre os objetivos do projeto às educadoras desta última instituição e proposta de oferta de transporte da universidade para conduzir os alunos até o teatro, o convite para levar ao cinema 32 crianças para ver uma animação japonesa no Cine Teatro Santa Izabel foi aceito com um sorriso sincero e uma expectativa contagiante.

Para a alegria da Equipe do Projeto Cine Mercúrio, as educadoras responsáveis pela creche do Bairro Cazuza se mostraram bastante entusiasmadas com a ideia, afirmando que seria algo interessante e novo a ser oferecido a seus alunos, uma vez que estavam encerrando o semestre de atividades educacionais. Além disso, confessaram que as crianças e, até mesmo, elas próprias, por serem moradores de um bairro distante do centro histórico da cidade, não possuíam muito acesso aos eventos e ações culturais realizados ali, e ainda não conheciam o Cine Teatro Santa Izabel.

Na noite dia 13 de julho todos estavam muito ansiosos, tanto a equipe do Projeto Cine Mercúrio (Arthur Almeida, Fernanda Dutra, Juliana Leal, Kênia Pereira e Liliane Moreira) que esperava a chegada das crianças, como também os 32 ilustres convidados para aquele dia, as crianças e educadores da creche do Bairro Cazuza.

Por volta das 18:48 h eles chegaram ao Cine Teatro Santa Izabel e, num pequeno instante, foi perceptível identificar variadas sensações: olhos brilhando ao observar a entrada do teatro, a tela onde seria projetado o filme, as cadeiras que subiam e levantavam… Tudo muito novo para eles, aliado ao que, para nós, era o mais importante: o sentimento de pertencimento de um espaço público, um lugar para onde se pode ir passear com a família, se divertir e sonhar. Pertencimento alcançado a custas de gestos tímidos e desconfiados, é certo, mas gestos de pessoas que sentem que também podem fazer parte daquele todo.

Por parte da equipe do Cine Mercúrio fica uma sensação dupla de alegria e de dever (parte dele) cumprido por tentar diminuir a distância que separa aqueles que se apropriam da arte de modo espontâneo e íntimo daqueles que mal sabem que têm direito a fazer o mesmo.

P.S: Nesta noite tivemos lotação máxima no Cine Teatro: mais de 120 lugares ocupados, além das 32 crianças que lá estiveram.

Liliane Moreira
Turismóloga formada pela UFVJM
Participante voluntária da equipe do Projeto Cine Mercúrio

Ansiosos pelo início do filme...

A primeira vez de muitos num teatro bonito como o Santa Izabel

Deixe uma resposta