Orquestra & Cinema

Dia 14 de dezembro de 2010.


Noite-torrente em Diamantina. Chuva que parecia não cessar.

E uma vontade particular minha (que também não cessava) de ver o evento Orquestra e Cinema, ocorrido anteontem no Cine Teatro Santa Izabel, cheiinho de espectadores. Uma boa parte dos famosos 128 lugares ocupada por diferentes pessoas, felizes por verem esse espaço sendo cada vez mais usado, aproveitado. Por eles. Retorcer meu pescoço reiteradas vezes para “filmar” cada um dos que se adentravam no teatro para assistir aos momentos finais do ensaio da Orquestra Sinfônica Jovem da cidade, regida pelo maestro Reginaldo Cruz e que, se assim acontecesse, assistiriam ao filme “Ensaio de Orquestra” do diretor italiano Federico Fellini causava em mim um misto de ansiedade e desespero.

E se a chuva não parasse?

Mas foi legal ver o teatro, após o ensaio da Orquestra, ocupado em quase 50% de sua capacidade de lotação por músicos e outros moradores da cidade. Até que o inesperado me fez pensar gozosamente: esse mundo é imprevisível mesmo, meu Deus! Que alegria!

Uma senhora de uns 90 anos, de olhos cansados e amparada por duas mulheres, possivelmente sua filha e neta, vinha fragilmente erguida, embora altiva com suas vestes de dia de festa, participar de nosso evento.

Ô gente, que emoção ver aquilo!

Que gostoso ouvir da neta dela, aluna do quinto período do curso de Bacharelado em Humanidades da UFVJM – descobri na saída do teatro –, que a vozinha dela, Dona Ana, ex-garimpeira e moradora do bairro Vila Operária, adora passear. E esperou por ela toda arrumadinha, apesar da danada da chuva, sentada no sofá, que a neta a buscasse para ir ao Teatro. E que deu boas gargalhadas, a despeito do filme ser estrangeiro e legendado. E lhe disse, com voz trêmula, que deseja sim voltar outras vezes, ver outros e tantos filmes sendo exibidos nesse teatro bonito que a cidade ganhou este ano.

Ô vontade gostosa de ver um montão de outras vozinhas ocupando esses 128 lugares do Teatro Cine Santa Izabel. Ô vontade!

Meu obrigada à Equipe do Projeto Cine Mercúrio, à Secretaria Municipal de Diamantina, ao Escritório Técnico do IPHAN, à Sra. Andréa Henriques, Diretora do Cine Teatro Santa Izabel, ao maestro Reginaldo Cruz e aos músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina!

Valeu, vozinha!

Juliana Leal

Deixe uma resposta