Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo

Relatório de Sessão

Público Predominante – Selecione:

(  ) Não Houve

(X ) Público Infantil (até 12 anos)

(  ) Juvenil (de 12 até 18 anos)

(x) Adulto (a partir de 18 anos)

(  ) Heterogêneo

Filme exibido:

Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo

(Brasil, 2007, 80 min. / Direção: Maurício de Sousa

Sinopse: Franjinha está fazendo uma invenção a partir dos quatro elementos (fogo, terra, água e ar), quando Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali entram na casa dele e, fazendo uma confusão, perdem os elementos. Os quatro personagens precisam entrar em uma máquina do tempo e buscar os quatro elementos perdidos, caso contrário, o mundo congelará. A trama do filme se desenvolve no bairro do Limoeiro, em períodos históricos diferentes. Ao final conseguem recuperar todos os elementos naturais e a vida volta ao normal.

——————————————————————————————————

Descrição (Descreva brevemente a reação da platéia ao programa/filme exibido):

Essa sessão foi idealizada especialmente para o dia das crianças. Dessa maneira, a equipe do Cine- Mercúrio teve ações anteriores: fazer brigadeiros (com doações de professores e alunos universitários); pipoca e algodão doce (doação de professores universitários), enfeitar o salão com balões, além das ações normais.

As pipocas foram entregues no início, todos estavam tranqüilos, apesar de conversarem bastante.  Houve a apresentação do que é o projeto Cine-Mercúrio, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do assunto do filme e sobre o diretor. Foram realizadas algumas brincadeiras: “conga lá conga”; “Fui à China” e “Batom”. As crianças participaram de maneira bastante festiva. Em seguida, após a contagem regressiva, o filme começou. Mesmo tendo que parar a exibição logo no início para que o som fosse arrumado, o público ficou atento e descontraído, dentro do esperado para esse público de crianças, que muitas vezes, levanta, vai ao banheiro e troca de lugar. Ao final foram entregues os brigadeiros enquanto conversávamos e, na saída o algodão doce.

Número de espectadores:

50 pessoas: 40 crianças e 10 adultos.

Contou com debate?

Sim (x) Não ( )

O debate ocorreu de maneira muito rápida e pouco explorada, com a participação de todos, devido à diferença de faixa etária e agitação final do público.

Algumas perguntas foram feitas: quais eram os elementos, em que momentos históricos os personagens tinham ido, como a situação foi resolvida.

——————————————————————————————————

Número de espectadores presentes no debate:

Todos

Foi gravado?

Não (x)  Sim, áudio (  ) Sim, áudio/vídeo (  )

Temas debatidos:

Debatedores:

Amanda Valiengo

——————————————————————————————————

Parcerias realizadas (se houver) (local de exibição, equipamento etc.):

MOCRICO

UFVJM.