Exposições

Exposição de Marcial Ávila no Teatro Santa Izabel

EXPOSIÇÃO REDENÇÃO

Esta exposição é a verdadeira Redenção de um espaço que teve seu palco maculado pelas misérias humanas. O artista traz uma coletânea de obras que exaltam a raça negra, nesse caso, por meio da beleza estética e a aura de respeito que as envolve. São telas escolhidas a dedo dentre as muitas coleções que pintou. Nada mais apropriado para o Espaço da Galeria de Artes do Teatro Santa Izabel, teatro este que, durante um longo período de sua história, foi utilizado como Cadeia Municipal.

Construída no lugar do antigo teatro, foi cenário de noites de solidão e angústia de homens atormentados por pensamentos sombrios sob o peso de seus delitos. Não é ousado dizer que estes homens aprisionados por suas culpas, certamente eram, na grande maioria, negros ou afro descendentes, vítimas de suas próprias condições marginais e que, de dentro de suas celas, através das grades, podiam espreitar os festejos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, defronte a Igreja do mesmo nome e, quem sabe, até mesmo pediam à santa o seu precioso perdão!

Extingue-se a cadeia e, depois de grande reforma, o teatro está de volta à cena social, abrindo as cortinas com um novo “cenário”, assumindo de vez seu papel original de ser  palco, “Ágora” de debates, música, performances, exposições e produções culturais dos filhos da terra.

É nesta ressignificação do espaço que o artista traz a festa dos negros para dentro do teatro “antiga cadeia”, como agentes transformadores, não apenas como belas alegorias representadas em suas telas, mas com performances, danças e poesia, redimindo com a arte o espaço antes de expiação!

Esta mostra, portanto, não pode ser vista apenas como mera “produção artística”, pois vai além! É um ato político, um chamado, um alerta, uma catarse, uma apropriação e quase uma benzeção!

Enfim, uma real tentativa de REDENÇÃO!

A EXPOSIÇÃO PODERÁ SER VISITADA DE 8:00 ÀS 18:00, DE SEGUNDA A SEXTA E AOS SÁBADOS, DE 8:00 ÀS 12:00.
ÀS QUARTAS-FEIRAS, A VISITAÇÃO PODERÁ SER REALIZADA ATÉ AS 21:00, EM PARALELO COM A PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CINE MERCÚRIO QUE TAMBÉM É GRATUITO.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>