15º Aniversário de Criação do Curso de Agronomia da UFVJM

É hoje, o 150 aniversário de criação do curso de Agronomia da UFVJM

 

Diamantina, 02 de fevereiro de 2017.

 

No dia 02 de fevereiro de 2012 foi criado o curso de Agronomia da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Hoje, comemoramos 15 anos de estrada. No total foram mais de 20 turmas concluídas, formando mais de 200 profissionais comprometidos com o Desenvolvimento da nossa região.

O caminho até o dia de hoje foi bem complexo, cheio de altos e baixos. Diversos amigos chegaram para construção deste curso, colaborando com toda a infraestrutura que hoje usufruímos e também vários outros partiram em busca de novos sonhos.

Um grupo de docentes visitantes (Professores Doutores Ubirajara, Rosana e Lourenço) foram convidados pela Diretora Prof. Dr. Mireile para formularem as bases para criação dos cursos de Ciências Agrárias. Acredito que os desafios foram Homéricos. Pois, num tempo de incertezas, em que nossas Universidades Públicas estavam sendo literalmente sucateadas, formular um Sonho era para poucos e com a graça divina, o projeto foi tomando um contorno de três cursos voltados para formar cidadãos comprometidos, não só com a carreira, mas também para o desenvolvimento territorial do nosso querido Vale do Jequitinhonha.

No início, em 2002, os recém criados cursos de Ciências Agrárias estavam imersos num período de transição de Governo. Isso gerava muita angústia e aflição, de qual seria o destino dos recém criados cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia da FAFEOD. Ao longo da primeira década, deste século, a Faculdade de Ciências Agrárias foi se consolidando, com seus cursos, como uma referência regional. Entre 2009 e 2011 a FCA foi contemplada com a expansão das universidades federais brasileira (Reuni) e isso permitiu a sua consolidação, assim como da Pós-graduação em         Produção Vegetal, com seus cursos de mestrado e doutorado.

Logo no começo, a primeira turma de Agronomia foi uma verdadeira desbravadora, pois tinham excelentes professores, mas nem sempre, os mesmos chegavam no período certo e isso gerava mais e mais confusão e incertezas de quando os estudantes terminariam o curso. Foram quinze anos, bem longos, em que afirmamos a nossa razão de Ser, que é formar excelentes profissionais para sociedade. Mesmo com toda carência de infraestrutura e recursos, não só estes desbravadores, mas todos os estudantes que aqui se formaram, conquistaram o respeito de todos os docentes.

Já que foi falado da primeira turma de estudantes, vamos falar também dos colegas docentes que por aqui passaram e contribuíram sobremaneira no cultivo deste curso. A final, uma semente bem plantada e cuidada vai gerar frutos de excelente qualidade. Alguns destes colegas que já passaram por aqui e hoje estão em outras instituições são, os Professores: Ubirajara, Jacson, Delacir, Alessandro, Rufini, Fábio e Valter. Além dos técnicos: Vagner, Sasha, Marcelo e Múcio. Saudades nos deixaram estes profissionais, que muito contribuíram para comemorarmos hoje os 15 anos do nosso curso de Agronomia da UFVJM.

Por fim, não podemos deixar de falar dos docentes jurássicos que aqui ficaram, lutando dia, após dia, em defesa deste curso: Enilson, Cunha, Neudes, Ivani, Reginaldo, Cláudio, Maria José, Daniel, Gilmar, Claudenir, Wellington, Marcela, Barbosa, Maria do Céu, Marcus, André, Maria Clara e Márcia. Além dos técnicos: Fabiano, Giliane, Adelson,  Lindomar, Marilayne, Diana e Eglerson. Contamos também com grande colaboração dos terceirizados: Teodoro, Paraguai, Rogério, Silvana, Angelina e Marilene.

Muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram, defendendo e lutando, para que a Agronomia da UFVJM se tornasse uma realidade.

Que venham mais comemorações: 20, 30, 50, 100 anos…

 

Daniel Ferreira da Silva

Chefe do Departamento de Agronomia – (2016-2018)

 

PS.: Juramento da Agronomia

Prometo que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro Agrônomo, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, esquecendo-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da Máquina; respeitarei a Natureza, evitando que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço da Agricultura da Humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. Assim Prometo. 

Posted in Notícias | Leave a comment

Seleção de monitoria para a disciplina de Fisiologia Vegetal

EDITAL Nº 03/2016
SELEÇÃO MONITOR REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS DIAMANTINA

O Departamento de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias, torna público que estão abertas inscrições para o processo de seleção de Monitores Remunerados para atender a seguinte disciplina:

BIO031 – Fisiologia Vegetal

Clique aqui para mais detalhes…

Posted in Notícias | Leave a comment

Processo seletivo para professor voluntário – Disciplina Cana, Milho e Sorgo

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO – nº 02/2016
O Departamento de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FCA/UFVJM), nos termos da Resolução nº 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008 e conforme critérios específicos expressos no presente edital torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de professor voluntário para a disciplina:
• Cana, Milho e Sorgo – 01 (uma) vaga.

Clique aqui para mais detalhes…

Posted in Notícias | Leave a comment

DAG elege nova chefia para o período 2016 – 2018

“O Departamento de Agronomia divulga que, no dia 21 de outubro de 2016, foi eleita a sua nova chefia, com mandato de 02 (dois) anos, composta pelos docentes Daniel Ferreira da Silva e José Sebastião Cunha Fernandes, Chefe e Vice-chefe respectivamente.”
IMG-20161021-WA0001

Posted in Notícias | Leave a comment

Eleição da Chefia do DAG – Comunicado

O Departamento de Agronomia (DAG) informa que serão abertas as inscrições de chapa para candidatura à Chefia do DAG no período de 19/09 a 22/09/2016, sendo que a eleição será realizada em Reunião Extraordinária no dia 23/09/2016, às 14 horas, na Sala de Reuniões do DAG.

As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail: dep.agronomia@ufvjm.edu.br.

Posted in Notícias | Leave a comment

Um dia de festa no DAG

O dia 24 de julho de 2016 foi marcado por diversos simbolismos positivos para os servidores técnicos administrativos e professores do departamento de Agronomia da UFVJM.

Com o apoio dos jardineiros terceirizados, conseguimos plantar 20 mudas de árvores no jardim externo do Departamento.

P1100278

P1110053

P1110059

Na última etapa do processo de adequação e implantação do Projeto Paisagístico da Agronomia, aprovado em Assembleia Departamental, os técnicos administrativos tiveram a honra de deixar o seu legado de contribuição marcada pelo plantio de árvores (ipês brancos, rosas e roxos), que crescerão e florescerão com todo seu esplendor por gerações.

P1110110

P1110105

P1110100

P1110095

P1110074

P1110072

Ao término do plantio, os professores e técnicos presentes tiraram uma foto na frente do prédio da Agronomia, dando início as festividades de São João organizada pelo Centro Acadêmico de Agronomia.

P1110117

Posted in Notícias | Leave a comment

Plantio de uma Quaresmeira feita pelos Formandos Agronomia 2016/1 ao lado do prédio da Agronomia.

IMG_1821

Da esquerda para a direita: Fernando Coimbra, Rafaelle, Ramon, Mahany, Samira, Soryana e Alex Macário.

Posted in Notícias | Leave a comment

Aula Prática da Cultura do Feijão na Fazenda Experimental de Couto Magalhães, turma 1º semestre de 2016.


IMG_1430

Ao centro: profa. Dra. Marcela Carlota Nery.

Posted in Notícias | Leave a comment

Aula prática no Setor de Olericultura do Campus JK, Diamantina, da disciplina de Olericultura do I semestre de 2016

 

IMG_20160714_161853673Ao centro, prof. Dr. Valter Carvalho de Andrade Júnior.

 

Posted in Notícias | Leave a comment

Divulgado o resultado final da seleção de monitoria – Edital n. 1/2016

Resultado Final da seleção de para monitoria remunerada e voluntária – Edital nº. 01/2016.

Clique aqui

Posted in Notícias | Leave a comment