Apresentação

O Curso de Ciências Biológicas

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), iniciado em 2006, funciona em Diamantina, nível  Licenciatura Plena. Tem como finalidade a formação de profissionais habilitados a abordar o conteúdo biológico de forma consistente e de maneira a acompanhar o dinamismo inerente a essa ciência. Além disso, o curso visa proporcionar ao aluno a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade nos vários contextos de sua atuação profissional.

Perfil do Egresso

Segundo as Diretrizes Curriculares do MEC para os cursos de Ciências Biológicas (Resolução CNE/CES, de 11 de março de 2002), o licenciado deverá possuir uma formação básica sólida e, ao mesmo tempo, ampla, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua não só conhecimento da diversidade faunística e florística dos biomas brasileiros, bem como de suas relações filogenéticas e evolutivas, sua distribuição e suas relações com o ambiente em que vivem. É fundamental que exerça a profissão, pautando-se por uma conduta ética, sendo capaz de atuar, no mercado de trabalho, consciente de seu papel perante a sociedade e o meio ambiente e de sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

O egresso deve demonstrar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento dentro das Ciências Biológicas no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias e ter a devida compreensão do significado de seu papel como educador nos vários contextos de sua formação profissional, em especial, quanto à formação de cidadãos. Nesse sentido, pretende-se formar na UFVJM um profissional dinâmico e versátil com conhecimentos sólidos e diversificados, que o capacitem a atuar no Ensino Médio e no Fundamental podendo, também, participar de programas de pós-graduação, dedicar-se ao magistério superior e exercer atividades de pesquisa conforme prescrito nas resoluções do Conselho Federal de Biologia.

Perfil do Profissional

O perfil do profissional formado pela UFVJM é o de desenvolvimento de competências e habilidades que o capacitem a atuar nos ensinos fundamental e médio; atuar no magistério superior e programas de pós-graduação; participar de projetos de pesquisa científica na iniciativa privada e na esfera pública; estabelecer relações entre a ciência, tecnologia e sociedade; atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento sustentado.