SINTEGRA

Contato PIBID 2016_setembro.doc - LibreOffice Writer

1.  SANTOS, D. R.; COSTA, T. P.; OLIVEIRA, M. A.; ARAÚJO, A. O. Conhecendo rótulos e receitas com as turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
  2. SILVA, B. G.; SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, M. O.; ARAÚJO, A. O. Repensando o que jogamos fora. Atividade para educação ambiental no Ensino Fundamental desenvolvida pelo PIBID- Química.

3. ANDRADE, B. M. B.; NASCIMENTO, G. D.; ARAÚJO, A. O.; OLIVEIRA, M. A. Projeto alimentação saudável: ações de educação ambiental e alimentar na Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant.

4. REZENDE, J. C.; CÉSAR, M. G. A.; LIMA, A. L. D.; REIS, I. B.; OLIVEIRA, W. C. M.; ARAÚJO, A. O. Cineciência, uma proposta de ensino ambiental para a educação básica: a era do gelo 2 e suas vertentes sobre aquecimento e intensificação do efeito estufa.

5. LIMA, A. L. D.; REZENDE, J. C.; CÉSAR, M. G. A.; TORRES, I. L.; ARAÚJO, A. O. Bingo da tabela: O jogo como atividade auxiliar no Ensino de Química

6. MORAIS, K. M.; FELISBERTO, N.; RODRIGUES, D.; DIAS, A.; MIRANDA, G., TORRES, I. L. ARAÚJO, A. O. Aprendendo os elementos químicos e suas propriedades por meio da construção da tabela periódica.

7. MOURA, P. L.; LACERDA, A. C.; MORAES, K. M.; OLIVEIRA, F. C.; SILVA, T. R. J.; SANTOS, M. G. B.; DINIZ, C. F. Contextualizando o ensino de Química: o uso de esteroides e anabolizantes por atletas e não atletas​.

8. LIMA, R. J.; ANDRADE, M. R.; COSTA, G. S.; CRUZ, D.; CALINCA, N. S.; PEREIRA, I. T. M.; DINIZ, C. F. Conscientização na escola: Dengue, Zika e Chikungunha, todos no combate.

9. ALMEIDA, A. O.; ALMEIDA, N. S. J.; MENDES, A. M.; NASCIMENTO, L. F. M.; OLIVEIRA, P. M. Jogos no ensino da Química: jogo de tabuleiro “trilhando a química”.

10. PENA, C. R.; LIMA, I. F.; MEIRA, M. A. S.; SANTOS, T. G. P.; SILVA, T. J.; SANTIANGO, R.; OLIVEIRA, P. M. Determinação do teor de vitamina C em alimentos: experimento para a abordagem de suplementos alimentares na Feira de Ciências e tecnologias Esportivas

11. SILVA, C. P.; FREITAS, L. S.; DIAS, R.; OLIVEIRA, P. M. Uso de jogo didático para o ensino de modelos atômicos no Ensino Fundamental.

12. DAMASCENO, W. N.; BARBOSA, M. M. M.; DIAS, R.; OLIVEIRA, P. M. Aplicação do jogo lúdico: “Jogo da água”, para conscientização e aprendizagem de alunos do 6º ano​.

13. SOUSA, A. P. G.; RIBEIRO, P. J.; DIAS, R.; OLIVEIRA, P. M. O uso de plantas medicinais no cotidiano do aluno.

14. SOUSA, A. C. A.; SOUSA, C. R.; LIMA, A. S.; ALMEIDA, A. O.; CARDOSO, E. C. M.; NASCIMENTO, L. F.; ALMEIDA, N. S. J.; MENDES, A. M.; OLIVEIRA, P. M. Projeto de recuperação do laboratório de Ciências desenvolvido pelos bolsistas do sub-projeto PIBID/Química.

15. NETO, E. F. S.; SOUZA, G. G.; SANTOS, B; S.; VIANA, D. C.; SOUZA, L.; VALLE, J. F.; OLIVEIRA, P. M. “Conhecimento, tecnologia e transformação social”.

IV SINTEGRA - Trabalhos  Resumos - Chromium_2

1.  CORDEIRO, M. D. S.; SOUZA, W. B.; CAMILO, M.; SANTOS, B. M.; NUNES, A. L.; CRUZ, T. A.; PENA, K. C. G.; GOMES, G. F.; COSTA, F. H. M.; CÉSAR, M. G. A.; DINIZ, C. F. Química na cozinha: contextualizando a química no ensino fundamental. Anais da IV SINTEGRA:  UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.). p. 133, 2015.
  2. CAMILO, M.; CORDEIRO, M. D. S.; SOUZA, W. B.; SANTOS, B. M.; NUNES, A. L.; CRUZ, T. A.; PENA, K. C. G.; GOMES, G. F.; COSTA, F. H. M.; CÉSAR, M. G. A.; SOUZA, M. J.; SANTOS, J. A.; DINIZ, C. F. Carta de um químico: uma forma de contextualizar o ensino de tabela periódica. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p. 342, 2015.
  1. LIMA, A. L. D.; REZENDE, J. C; DINIZ, C. F.; ARAÚJO, A. O. Quiz da Orgânica: jogando, revisando e aprendendo. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p. 1037, 2015.
  2. PENA, K. C. G.; CORDEIRO, M. D. S.; SOUZA, W.B.; CAMILO, M. L. S.; SANTOS, B. M.; NUNES, A. GOMES, G.F.; COSTA, F.H.M.; CÉSAR, M. A.; DINIZ, C. F. O estudo das plantas medicinais no Ensino Fundamental. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p. 393, 2015.
  3. MULLER, R. G. S. B.; MOURA, P. L.; MACEDO, M. M.; DINIZ, C. F.; ARAÚJO, A. O. PINTO, E. R. Jogo didático: UNO das funções orgânicas. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p.759, 2015.
  4. LACERDA, A. C.; ANDRADE, M. R.; ANDRADE, B. M. B.; SANTOS, S. T.; REIS, C. M.; SILVA, I. R. M.; ANDRADE, H. R. C. S.; OLIVEIRA, P. M. Gincana, ferramenta de motivação para alunos do Ensino Fundamental. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p. 909, 2015.
  5. LACERDA, A. C.; ANDRADE, M. R.; ANDRADE, B. M. B.; SANTOS, S. T.; REIS, C. M.; SILVA, I. R. M.; ANDRADE, H. R. C. S.; OLIVEIRA, P. M. Experimento de fermentação do pão (fungos) em uma escola pública de Ensino Fundamental de Diamantina. Anais da IV SINTEGRA: UFVJM. PRPPG e PROGRAD (orgs.).  p. 1043, 2015.

III SINTEGRA - Início - Chromium
  1. COSTA, F. H. M; SOUZA, W. B.; ANDRADE, R. M.; CRISTIANISMO, P. H. A. M.; SILVA, G. A. O.; PINTO, E. R.; DINIZ, C. F.; ARAÚJO, A. O. Representação dos modelos atômicos no ensino de Química. Anais do III SINTEGRA, p. 470, 2014.
  2. SANTOS, D. R.; OLIVEIRA, W. C. M.; PEREIRA, A. C.; ARAÚJO, A. O.; DINIZ, C. F. Construindo moléculas orgânicas comestíveis. Anais do III SINTEGRA, p. 564, 2014.
  3. PEREIRA, A. C.; OLIVEIRA, W. C. M.; SANTOS, D. R.; ARAÚJO, A. O.; DINIZ, C. F. O Uso de Materiais Alternativos na Experimentação do Ensino de Química. Anais do III SINTEGRA, p. 584, 2014.
  4. SOUZA, W. B.; COSTA, F. H. M.; SILVA, G. A. O.; ANDRADE, M. R.; ARAÚJO, A. O.; DINIZ, C. F.; PINTO, E. R. O uso de Cartilhas no Ensino de Química. Anais do III SINTEGRA, p. 582, 2014.