Palestra: “A História da Matemática como Recurso pedagógico”

A intenção das discussões desta palestra é apresentar justificativas para a utilização da História da Matemática no ensino da Matemática fundamentando-se em pesquisas realizadas pela autora e por outros investigadores. Considera-se que conhecer dificuldades e/ou obstáculos ocorridos no desenvolvimento da Matemática, ao longo da História, pode sinalizar para o professor problemas de aprendizagem dos alunos. Certos problemas de aprendizagem podem ter origem em obstáculos históricos. É importante conhecer vários olhares, interpretações diversas na falta de documentos comprobatórios dos fatos históricos, pois barreiras encontradas na construção de conceitos matemáticos pelos estudantes podem advir de obstáculos epistemológicos. Estes podem ser confrontadas com exemplos de situações que variam de cultura para cultura. Com isso, conhecer a História da Matemática, conhecer obstáculos que ocorreram no desenvolvimento da Matemática além de conhecer os alunos pode contribuir para bem conduzir o processo de ensino/aprendizagem da Matemática.

A palestra será ministrada pela profª. Drª. Marger da Conceição Ventura Viana que é professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro preto (UFOP). Saiba mais sobre a profª. Marger acessando o seu currículo Lattes.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>