Orientações para Submissão e Envio de trabalhos:
Todas as propostas de trabalhos para o V Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro devem ser submetidas no período de 13/05 a 09/06 de 2013, respeitando as normas e orientações indicadas abaixo.
Antes de submeter trabalhos ao V ENEMANM todos os autores e coautores deverão efetuar sua inscrição no evento, a partir dos procedimentos descritos na seção de inscrição.
Serão aceitas submissões em cinco modalidades de trabalhos:
- Comunicação Científica (CC);
- Relato de experiência (RE);
- Divulgação de Produto Educacional/Pedagógico (DP);
- Minicurso (MC);
- Pôster (PO).
Os autores e coautores que pretendem submeter seu(s) trabalho(s), deverão enviá-lo(s) em arquivo(s) no formato doc (Word 97-2003 ou superior), com nome(s), obedecendo à seguinte codificação por modalidade:
– Comunicação Científica: CC e número do RG do autor. Exemplo: CC2333444.doc.
– Relato de experiência: RE e número do RG do autor. Exemplo: RE324567.doc.
– Divulgação de Produto: DP e número do RG do autor. Exemplo: DP1222333.doc.
– Minicurso: MC e número do RG do autor. Exemplo: MC33224455.doc.
– Pôster: PO e número do RG do autor. Exemplo: PO123456789.doc.
Atenção:
Não há restrições quanto ao número de submissão de trabalhos.
Cada trabalho poderá ter até 07 coautores.
Período de submissão: 13/05 a 09/06 de 2013.
Divulgação dos trabalhos aceitos: 14 de junho de 2013.
Todas as submissões, em qualquer uma das modalidades acima listadas, devem ser submetidas apenas pelo primeiro autor, caso o trabalho seja de múltipla autoria, para o e-mail específico da modalidade na qual se submete o trabalho, sempre explicitando ser “SUBMISSÃO PARA O V ENCONTRO”. A seguir estão listados os e-mails de destino de cada uma das modalidades de trabalho:
– Comunicação Científica: enviar para cc.enemanm@gmail.com
- Relato de experiência: enviar para re.enemanm@gmail.com
- Divulgação de Produto: enviar para dp.enemanm@gmail.com
- Minicurso: enviar para mc.enemanm@gmail.com
- Pôster: enviar para po.enemanm@gmail.com
Importante: Todos aqueles que necessitarem da carta de aceite, devem solicitá-la através do e-mail referente à categoria a que pertence seu trabalho.
Instruções para Elaboração dos Resumos
Título centralizado, fonte Arial, tamanho 14, letras maiúsculas.
Abaixo do título deve aparecer: nomes do autor e coautores, laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
O corpo do trabalho deverá conter no máximo 3000 caracteres, com espaços incluídos, fonte Arial, tamanho 12.
Comunicações científicas: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto introdução do tema, objetivos propostos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais/conclusões. Modelo em anexo.
Relatos de experiências: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto introdução; natureza da ação (projeto, programa, evento, curso, prestação de serviço, etc.); objetivos; público alvo; atividades realizadas; impactos da ação e considerações finais. Modelo em anexo.
Divulgação de Produto: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto introdução; objetivos propostos; procedimentos; discussão/resultados e considerações finais/conclusões. Modelo em anexo.
Minicurso: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto introdução; objetivos propostos; metodologia. Modelo em anexo.
Avaliação dos Resumos e Resultados
- A avaliação dos resumos será realizada por colaboradores ad hoc; O resultado da avaliação está previsto para 14 de Junho de 2013;
- Caso o autor não concorde com o parecer final dos avaliadores, poderá ser interposto recurso via e-mail da modalidade submetida, em até 48 horas após a divulgação do resultado final. Após esse prazo não serão aceitas quaisquer considerações;
- Não haverá período para correções dos resumos após o término do período de submissão;
- Cada resumo submetido ao evento terá parecer Aprovado ou Reprovado;
- Os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento e disponibilizados em formato PDF no sítio eletrônico do evento;
- O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- Cada pôster será avaliado por uma banca de debatedores composta por membros da comunidade acadêmica que irá se encaminhar até os mesmos.
- Recomenda-se que a exposição seja de, no máximo, 10 minutos;
- Os trabalhos orais serão avaliados por uma banca debatedora composta por membros da comunidade acadêmica que coordenarão os trabalhos;
Apresentação dos Trabalhos
Recomenda-se a presença do(a) orientador(a) durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM;
Para cada trabalho apresentado será fornecido certificado contendo o título do mesmo e o nome do autor e coautores, bem como a categoria em que o trabalho foi apresentado (oral, pôster, minicurso ou divulgação de produto).
Comunicação oral: O apresentador terá a sua disposição Data Show e computador e terá, no máximo, 10 (dez) minutos para exposição e 05 (cinco) minutos para arguição da banca debatedora e público presente.
Pôsteres: A disposição do pôster obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a categoria indicada pelos autores. O pôster deverá ser montado no dia da apresentação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento.
Divulgação de Produto: ocorrerá em local previamente definido e a disposição do produto obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora do evento. O produto deverá ser exposto no dia da divulgação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer no local até o final da mostra. O horário da divulgação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento.
Atenção: Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu produto e/ou pôster no horário estabelecido para divulgação e/ou apresentação. Caso o divulgador e/ou apresentador não esteja presente junto ao produto e/ou pôster no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado.
Minicurso: terá duração de 03 horas. Ocorrerá em local e horário estabelecido e divulgada previamente na página do evento.
Confecção das Apresentações
Comunicação Oral: As apresentações na forma de comunicação oral deverão ser entregues ao membro da comissão de apoio do evento (responsável pela sala), em formato digital 30 (trinta) minutos antes do início da sessão. Os formatos preferencialmente aceitos serão ppt, pps e odp. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou danificados.
Pôsteres: A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 120 ou maior). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 90), deve aparecer: nomes dos autores e coautores, laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos pôsteres deverão conter a introdução ao trabalho, objetivos, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens.
Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os pôsteres e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.