Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

Políticas de integração saúde e educação: Propõe a avaliação de processos e fatores que interferem em ambientes de ensino-aprendizagem na área da saúde. Também se ocupa de políticas, tecnologias e práticas de educação em saúde, seja na formação de profissionais de saúde, seja na educação em saúde.

Linhas de pesquisa:

  • Ensino, Saúde e Cultura

Descrição: Estudos no campo das relações entre ensino, saúde e cultura. Congrega pesquisas que buscam ampliar teórica e metodologicamente a compreensão científica em torno dessas relações, assim como iniciativas acadêmicas ou profissionais que buscam sistematizar experiências e/ou práticas em torno delas. Partindo de uma concepção ampliada de saúde que considera os aspectos culturais de suas atualizações, desenvolve estudos sobre estratégias e instrumentos de ensino concernentes a múltiplos exercícios profissionais, bem como sobre processos de formação do profissional de saúde. Mais especificamente, busca consolidar um campo de pesquisa acerca de configurações culturais associadas à saúde na perspectiva do ensino em saúde, com foco nas políticas de integração saúde e educação, no contexto social e institucional do vale do Jequitinhonha, do vale do Mucuri e do Norte de Minas Gerais.

  • Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde

Descrição: Estudos no campo da vigilância em saúde considerando suas múltiplas dimensões: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador, situação de saúde e promoção da saúde. De um ponto geral, realiza a observação, análise e acompanhamento de eventos adversos à saúde tanto na abordagem individual como coletiva, com o propósito de aprimorar as medidas de controle de determinantes, riscos e danos à saúde de forma articulada com a organização e/ou reorganização dos serviços na busca por redefinição de práticas de saúde e de educação popular ou profissional em saúde. Mais especificamente, busca consolidar o campo de pesquisa em vigilância em saúde na perspectiva do ensino em saúde, com foco nas políticas de integração saúde e educação, no contexto social e institucional do vale do Jequitinhonha, do vale do Mucuri e do Norte de Minas Gerais.

  • Gestão e Políticas Públicas

Descrição: Estudos no campo da gestão e das políticas públicas de saúde. Investiga a organização dos serviços de saúde e a formação profissional em saúde no que tange à integração universidade e serviços de saúde. Trata da determinação social do processo saúde-doença e suas relações com as políticas públicas. Busca refletir sobre as práticas de gestão e sobre as políticas públicas no campo da saúde, por meio de uma perspectiva crítica do trabalho e das práticas educativas na redefinição, transformação, construção e co-criação de políticas públicas e na reorganização dos processos de trabalho. Mais especificamente, busca consolidar o campo de pesquisa em gestão e políticas públicas na perspectiva do ensino em saúde, com foco nas políticas de integração saúde e educação, no contexto social e institucional do vale do Jequitinhonha, do vale do Mucuri e do Norte de Minas Gerais.