Seminário Ensino em Saúde

Anualmente o EnSa organiza o Seminário Ensino em Saúde, aberto às comunidades interna e externa. O objetivo principal do evento é promover a discussão de temas relacionados ao campo da saúde coletiva. Constitui instrumento de recepção dos discentes ingressantes, além de oportunidade de socializar a Produção do programa e momento singular para a aproximação e articulação com o serviço e com a gestão no âmbito da saúde pública.
É organizado pelo coletivo de discentes, com apoio dos docentes e da coordenação do Programa. Adota-se como estratégia a construção de parcerias com órgãos públicos, com serviços de saúde da região, com outras instituições de ensino e pesquisa e com os cursos da área da saúde da UFVJM. Desse modo, o Seminário tem se configurado como importante espaço de reflexão e de intercâmbio no âmbito da saúde coletiva em Diamantina e região.

O VIII Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto de 2019 com o tema “Integração ensino-serviço em saúde: desafios e possibilidades”. Contou com a participação de Diego Pereira da Silva (coordenador do Núcleo de Integração Ensino e Serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte), Maria Cândida de Pádua Bruce Souza (servidora da Secretaria Estadual de Saúde de MG) e do Prof. Rodrigo Pastor Alves Pereira (Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Chefe do Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva da UFOP), além das egressas do EnSa, Ana Paula Campos Barbosa da Silva, Fernanda Helena Marques, Heloisa Helena Barroso (doutoranda em Odontologia/UFVJM), Juciane Fagundes Durães Benitez (doutoranda em Odontologia/UFVJM), Jucimere Fagundes Durães Rocha e Lucimar Daniel Simões Salvador. Nesta edição, o evento abriu espaço para a apresentação de TCC de graduação e de pós-graduação e para o compartilhamento de práticas e experiências exitosas na área da saúde, nos âmbitos da universidade e dos serviços de saúde.
O VII Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 19 de outubro de 2018 com o tema “Os novos rumos da Atenção Básica”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação do Prof. João Batista (UNIMONTES) e de Santa Irene Meira (coordenadora da Atenção Básica da SMS de Diamantina).
O VI Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017 com o tema “Saúde Coletiva e Educação”. Contou com a participação da Profa. Conceição Clarete Xavier Travalha, da Faculdade de Educação da UFMG. Durante o evento foi lançado o primeiro livro do Programa, intitulado “Ensa em Dissertações 2013-2016”.
O V Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro de 2016 com o tema “Trabalho Prescrito – Trabalho Real: Formação profissional em saúde”. Contou com a participação dos conferencistas Antônio Júlio de Menezes Neto (UFMG), Noêmia de Fátima Silva Lopes (UNIMONTES) e Jean Carlos dos Santos Barrado (Superintendente Regional de Saúde da SESMG / SRS-Sete Lagoas).
O IV Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 23 de outubro de 2015 com o tema “Educação Popular em Saúde”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação do Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação Saúde, Sociedade e Ambiente da UFVJM.
O III Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 19 de setembro de 2014 com o tema “Acolhimento e Humanização no Cotidiano do SUS”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação dos cubanos Yamil Ovidio G. Martinez e Xiomara Lastres Nuevo, médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil.
O II Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro de 2013 com o tema “A organização pedagógica do curso Ensino em Saúde”. Contou com a participação dos conferencistas Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim que abordou a temática “Educação, trabalho e cidadania em Saúde” e Profa. Dra. Laura Camargo Macruz Feuerwerker que apresentou a conferência intitulada “Como cada um pode contribuir para que a produção do cuidado seja um eixo estruturante da formação em saúde”.
O I Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2012 com tema “Ensino em Saúde: perspectivas para a formação”. Contou com a participação de conferencistas do Instituto Universitário de Rosário (IUNIR) da Argentina.