Seminário Ensino em Saúde

Anualmente o EnSa organiza o Seminário Ensino em Saúde, aberto às comunidades interna e externa. O objetivo principal do evento é promover a discussão de temas relacionados ao campo da saúde coletiva. Constitui instrumento de recepção dos discentes ingressantes, além de oportunidade de socializar a produção do Programa e momento singular para a aproximação e articulação com o serviço e com a gestão no âmbito da saúde pública.
É organizado pelo coletivo de discentes, com apoio dos docentes e da coordenação do Programa. Adota-se como estratégia a construção de parcerias com órgãos públicos, com serviços de saúde da região, com outras instituições de ensino e pesquisa e com os cursos da área da saúde da UFVJM. Desse modo, o Seminário tem se configurado como importante espaço de reflexão e de intercâmbio no âmbito da saúde coletiva em Diamantina e região.

O IX Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 22 e 23 de abril de 2021 com o tema “Ensino, pesquisa e serviços em saúde: experiências e desafios no contexto da pandemia”. Em função da pandemia de Covid-19, pela primeira vez o evento foi realizado de modo totalmente online, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Contou com a participação de Agna Soares da Silva Menezes (Coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros), Cláudio Luiz Ferreira Júnior (Farmacêutico da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina), Cristina Sampaio (Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Qualitativa em Saúde – LabQuali), Dulce Pimenta Gonçalves (Secretária Municipal de Saúde de Montes Claros), Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni (coordenadora do colegiado de graduação em Enfermagem da UFMG), Josianne Dias Gusmão (Coordenadora Estadual do Programa de Imunizações – MG), Liliany Mara Silva Carvalho (Secretária Municipal de Saúde de Diamantina), Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia (professora do curso de graduação em Enfermagem da UFSJ), Michelle Karina Silva (coordenadora do serviço de psicologia do hospital público Risoleta Tolentino Neves) e Renata Veloso Vasconcelos de Andrade (professora do UNIVERITAS/RJ e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro). Também participaram como palestrantes os egressos Alida Renata de Almeida, Andreza Aparecida Rocha, Antônio César dos Santos, Giselle Aparecida Doria, Karina Cenci Pertile, Karla Taísa Pereira Colares, Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira, Midiã Marcelina Pereira Chaves e Suzana Esteves Quadro. Os mais de 300 inscritos acompanharam palestras, mesas redondas e painéis de dissertações, além de 30 apresentações de trabalho oriundos de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas instituições. Outros 35 trabalhos foram aprovados para apresentações off-line.

Em função da pandemia de Covid-19, no ano de 2020 o Seminário não foi realizado.

O VIII Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto de 2019 com o tema “Integração ensino-serviço em saúde: desafios e possibilidades”. Contou com a participação de Diego Pereira da Silva (coordenador do Núcleo de Integração Ensino e Serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte), Maria Cândida de Pádua Bruce Souza (servidora da Secretaria Estadual de Saúde de MG) e do Prof. Rodrigo Pastor Alves Pereira (Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Chefe do Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva da UFOP), além das egressas do EnSa, Ana Paula Campos Barbosa da Silva, Fernanda Helena Marques, Heloisa Helena Barroso (doutoranda em Odontologia/UFVJM), Juciane Fagundes Durães Benitez (doutoranda em Odontologia/UFVJM), Jucimere Fagundes Durães Rocha e Lucimar Daniel Simões Salvador. Nesta edição, o evento abriu espaço para a apresentação de TCC de graduação e de pós-graduação e para o compartilhamento de práticas e experiências exitosas na área da saúde, nos âmbitos da universidade e dos serviços de saúde.

O VII Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 19 de outubro de 2018 com o tema “Os novos rumos da Atenção Básica”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação do Prof. João Batista (UNIMONTES) e de Santa Irene Meira (coordenadora da Atenção Básica da SMS de Diamantina).

O VI Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2017 com o tema “Saúde Coletiva e Educação”. Contou com a participação da Profa. Conceição Clarete Xavier Travalha, da Faculdade de Educação da UFMG. Durante o evento foi lançado o primeiro livro do Programa, intitulado “Ensa em Dissertações 2013-2016”.

O V Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro de 2016 com o tema “Trabalho Prescrito – Trabalho Real: Formação profissional em saúde”. Contou com a participação dos conferencistas Antônio Júlio de Menezes Neto (UFMG), Noêmia de Fátima Silva Lopes (UNIMONTES) e Jean Carlos dos Santos Barrado (Superintendente Regional de Saúde da SESMG / SRS-Sete Lagoas).

O IV Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 23 de outubro de 2015 com o tema “Educação Popular em Saúde”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação do Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação Saúde, Sociedade e Ambiente da UFVJM.

O III Seminário Ensino em Saúde ocorreu no dia 19 de setembro de 2014 com o tema “Acolhimento e Humanização no Cotidiano do SUS”. Foi realizado em parceria com a Superintendência de Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. Contou com a participação dos cubanos Yamil Ovidio G. Martinez e Xiomara Lastres Nuevo, médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil.

O II Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro de 2013 com o tema “A organização pedagógica do curso Ensino em Saúde”. Contou com a participação dos conferencistas Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim que abordou a temática “Educação, trabalho e cidadania em Saúde” e Profa. Dra. Laura Camargo Macruz Feuerwerker que apresentou a conferência intitulada “Como cada um pode contribuir para que a produção do cuidado seja um eixo estruturante da formação em saúde”.

O I Seminário Ensino em Saúde ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2012 com tema “Ensino em Saúde: perspectivas para a formação”. Contou com a participação de conferencistas do Instituto Universitário de Rosário (IUNIR) da Argentina.