Diálogos entre neurociência e educação

O projeto de extensão “Diálogos entre neurociência e educação: contribuições para formação continuada de professores da educação básica” coordenado pelo prof. Ernani Aloysio, iniciado em agosto do ano de 2016, já está inserido na comunidade, na cidade de Teófilo Otoni. Esse projeto desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) / UFVJM, tem como tema a Neurociências aplicada a favor da educação do ensino fundamental e médio. Os estudantes João Marcos, Larissa Pacheco, Ledir Franco, Lucas Ayres, Mariana Eliote e Victória Vieira estão sendo orientados pelos professores da disciplina de Anatomia, Ernani Aloysio e Roberta Barbizan e colaboradora Náthale Pinheiro, para realização de atividades em escolas públicas e/ou privadas.

Dentro da cidade de Teófilo Otoni, as atividades já estão na sua terceira escola colaboradora que, no momento, é a Escola Municipal Maria Amália, mas anteriormente o projeto já ocorreu na Escola Estadual Manoel Esteves e Escola Estadual Clotilde Onofre. O grupo de acadêmicos e professores da FAMMUC tem intenção de proporcionar uma nova abordagem sobre o estudo do cérebro humano aos docentes dessas escolas, relacionando as funções cerebrais à oportunidade de aumento na qualidade do ensino e aprendizagem. Visando este fim, os acadêmicos de medicina trabalham de forma prática e objetiva, por meio de estratégias aplicáveis para os professores das escolas. A partir disso, a FAMMUC intenciona facilitar o processo de aprendizagem e interesse dos alunos dessas escolas.

Acadêmicos da FAMMUC, João Marcos, Victória Vieira, Lucas Ayres e Ledir Franco, realizando uma das atividades do projeto.

1

Atividades do projeto de extensão sendo ministrada aos professores da Escola Municipal Maria Amália.