Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) realiza visita técnica ao Museu da Loucura e à Coordenação de Saúde Mental do município de Barbacena – Minas Gerais

A última grade da última cela do Hospital Colônia

No dia 13/07/2018 os alunos da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) realizaram uma visita técnica ao Museu da Loucura e à equipe da Coordenação de Saúde Mental do município de Barbacena – Minas Gerais. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos vivência direta dos aspectos históricos e atuais da saúde mental em Minas Gerais e no Brasil.

O Museu da Loucura é mantido pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Funciona hoje onde era a sede administrativa do antigo Hospital Colônia. No museu os alunos realizaram uma visita guiada através das peças, equipamentos, mobiliários e fotografias em exposição. Conheceram a história do surgimento e do fechamento do hospital após a confirmação das graves violações dos direitos humanos. Ao final da visita o museu doou o livro “Uma Falha no Silêncio: Histórias do Colônia” para a Biblioteca do Campus do Mucuri.

Alunos de medicina em frente ao Museu da Loucura. Era por esta entrada que os pacientes eram admitidos.Antigo uniforme utilizado pelos pacientes do Hospital Colônia. Era chamado pejorativamente de 'azulão'

Enquanto no museu os alunos conheceram como foi o passado, com a equipe da Coordenação de Saúde Mental puderam vivenciar como são os atuais cuidados médicos e psicossociais em relação ao paciente. A equipe do município realizou uma roda de conversa com a presença de ex-pacientes do Hospital Colônia (hoje moradores das residências terapêuticas) e dos profissionais que os assistem, a psicóloga e coordenadora da saúde mental Flávia Denise Barbosa Velasques, a psicóloga Tânia Cristina de Paula Paiva e o servidor Miguel Junno. Nesta atividade os alunos ouviram como é realizada a desinstitucionalização do paciente e a adaptação às residências terapêuticas.

Exposição com fotos dos pacientes abandonados no pátio e com instrumentos utilizados pela equipe média (centrífuga manual e eletrochoque)Roda de conversa com a equipe da Coordenação de Saúde Mental2

A visita técnica, que faz parte de um projeto de ensino, foi coordenada pela Profª. Camila de Lima e tem como colaboradores os servidores Tâmaro Chagas Mendes, psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP-FAMMUC) e Bárbara Mendes Guimarães, enfermeira que acompanha os alunos nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC).

Os alunos do canal FAMMUCidade, projeto de extensão da FAMMUC, fizeram gravações e entrevistas durante a visita. Os vídeos poderão ser vistos em breve no canal FAMMUCidade.