Cerimônia do Jaleco

O ingresso na graduação de Medicina é um momento permeado por muita emoção. Após uma jornada galgada com muito esforço, eis a realização de um sonho! Um novo ciclo se inicia e com ele novos desafios, tais como: morar fora de casa, acostumar-se com a distância do lar e a ausência da família. Soma-se a esses desafios o inicio de estudos sobre temas novos que exigem uma dedicação maior. Em resumo, um novo mundo se abre à frente do(a) estudante.

Para celebrar essa conquista e tornar a experiência de mudança menos brusca, o Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (CAMTO) e a turma recém tornada veterana promovem a “Cerimônia do Jaleco”. Todo semestre, nas primeiras semanas das atividades discentes, toda a comunidade acadêmica se reúne numa solenidade para recepcionar os novos integrantes da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC). Um representante da Coordenação da Instituição dá as boas-vindas, um(a) recém-veterano(a) profere um discurso sobre a experiência de ser “calouro”, e, por fim, ocorre a entrega dos Jalecos. Cada discente da nova turma recebe seu Jaleco das mãos de seu padrinho ou sua madrinha, integrante da turma anterior, que se incumbe de representar um primeiro vínculo e auxiliá-lo(a) na adaptação e acolhida durante esta nova trajetória.

C15337F2-F0DE-4BE9-9F81-8C2DE88DCAA4(1)

A comunidade da FAMMUC se compromete em mitigar o estigma do curso de Medicina ser competitivo e adoecedor. Para isso, busca construir um ambiente pautado pela receptividade e colaboração, prezando pelo bem-estar dos calouros, sem trotes vexatórios e garantindo relacionamentos horizontais entre todos os seus integrantes. A Cerimônia do Jaleco é um evento nascido desse ímpeto de tornar o início da formação médica um momento caloroso e personalizado, em consonância com a formação humanística a que todos aqui se propõem.

Henrique Boa Bettin

Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (Camto)

About Graciele

Secretária executiva da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).