Estudantes de Medicina do Mucuri visitam Comunidade Quilombola

Na última terça-feira, 14/05, estudantes do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri tiveram a oportunidade de conhecer e aprender com a Comunidade Quilombola de Água Preta de Cima – Ouro Verde de Minas-MG.

A ação de extensão foi implementada pela disciplina Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II e teve como objetivo realizar uma roda de conversa sobre a produção de cuidado em saúde à População Quilombola, a ação foi mediada por Alide Altivo Gomes – Psicóloga do PROACE (Campus Mucuri), Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade, que atua com a temática de Quilombola no Vale do Mucuri.

A atividade contou com a participação de 25 pessoas da comunidade e 36 estudantes do 2º período, coordenados pelo Prof. Dr. Jandesson Mendes Coqueiro, Prof. Dr. João Victor Leite Dias e pelo técnico Eliel Alves do Nascimento.

Durante a roda de conversa, houve a explanação sobre formação histórica, cultura, crença e a produção de cuidado em saúde para os quilombolas com a troca entre o saber médico e o saber ancestral em saúde das comunidades tradicionais.

Ademais, os membros da comunidade frisaram que o encontro foi um marco importante para o fortalecimento do vínculo com a universidade e o com o curso, apresentaram músicas e danças típicas, reafirmando a identidade ancestral ligada ao território remanescente quilombola, explanaram sobre a relação dos serviços de saúde com a comunidade e finalizaram compartilhando um lanche composto por alimentos produzidos por eles.

A proposta foi importante por fornecer subsídios para atuação médica de forma crítica e reflexiva às diversas populações específicas existentes em nosso país, além do fortalecimento das ações da universidade de modo mais próximo da comunidade.

Fotos: Samille Alves de Souza Franco e Alex De Matos Alves.

About Graciele

Secretária executiva da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).