Laboratórios

Laboratórios de Ciências Básicas

Laboratório de Agentes Patogênicos (LAP) e Laboratório de Ensino de Processos Vitais (LEPROVI)

No Laboratório de Agentes Patogênicos (LAP), são realizadas as aulas práticas de imunologia, visando melhor compreensão dos processos de interação antígenos e anticorpos, os métodos diagnósticos e equipamentos utilizados para tais dosagens. Também são realizadas as aulas práticas de microbiologia, nas quais serão realizados os cultivos de micro-organismos, bem como a análise de composições anti-microbianas. Além das aulas práticas, neste espaço serão desenvolvidos os projetos de iniciação científica nas linhas de: análises de compostos bioativos e resposta inflamatória – aguda e crônica. No prédio de sala de aula, há ainda o LAP II, no qual são realizadas as culturas de linhagens celulares, micro-organismos e materiais contaminantes, e também pode ser utilizado como espaço para estoque de reagentes e materiais de consumo.

O Laboratório de Ensino de Processos Vitais (LEPROVI) é equipado para a realização de procedimentos práticos, que podem integrar os conteúdos de fisiologia, farmacologia, bioquímica, imunologia e patologia conta ainda com inúmeros equipamentos que servem para preparo de experimentos nas áreas citadas, ultrafreezer para conservação de amostras e equipamentos para esterilização e secagem de materiais.

Responsáveis:

Caio Cesar de Souza Alves – Docente

Ana Cândida Araújo e Silva – Docente

Layde Dyana Sierau – Técnica de Laboratório/Biologia

Náthale Rodrigues Pinheiro – Técnica de Laboratório/Biologia

POPs – LEPROVI

Laboratórios de Anatomia Humana Seco e Anatomia Humana Molhado

No Laboratório de Anatomia Humana Seco e Laboratório de Anatomia Humana Molhado ocorrem as aulas sobre anatomia, ortopedia e as aulas práticas dos módulos que envolvem os conteúdos de Práticas Cirúrgicas. No Laboratório de Anatomia Humana Seco há modelos anatômicos de resina, desde estruturas como órgãos, sistemas, aparelhos, membros bem como o acervo ósseo humano. No Laboratório de Anatomia Humana Molhado encontra-se órgãos e membros dos diferentes sistemas corporais de cadáveres, bem como 3 cadáveres humanos inteiros bem como diversas fases do desenvolvimento embrionário humano.

Responsáveis:

Ernani Aloysio Amaral – Docente

Franciane Pereira Brant – Técnica de Laboratório/Anatomia e Necropsia

Roberta Barbizan Petinari – Docente

Tássio Malber de Oliveira Almeida – Técnico de Laboratório/Anatomia e Necropsia

Normas e Rotinas Operacionais – Laboratório de Anatomia Humana

Laboratório de Microscopia/ Morfologia Funcional

Conta com lâminas que que , atendem as necessidades dos conteúdos desenvolvidos nos módulos que abordam conteúdos como biologia celular, histologia, embriologia, patologia e parasitologia. O laboratório possui microscópios binoculares, micrótomo Leica, knifemaker e sistema de captura de imagem. Além das aulas práticas, neste espaço são desenvolvidos os projetos de iniciação científica na linha de pesquisa toxicologia do desenvolvimento embrio/fetal e ontogenia testicular.

Responsáveis:

Sarah Alves Auharek – Docente

Maysa Farias de Almeida Araujo – Técnico de Laboratório/Biologia

POP 001 – Confeccionador de navalhas

POP 003 – Estufa Bacteriológica

POP 005 – Micrótomo

POP 006 – Software LAS 4.6.1

Laboratório de Informática

Composto por computadores conectados à internet, possibilita aos acadêmicos explorarem as TDICs e TICs, ter acesso a periódicos, sites e conteúdos específicos para pesquisas pertinentes aos conteúdos dos módulos do curso e aulas práticas.

Responsáveis:

Giullio Piettro Gomes da Silva – Técnico de Laboratório/Informática

João Victor Leite Dias – Docente/Diretor

Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Profissionais

As salas para Simulação Realística Clínica, são destinadas ao treinamento dos cuidados em saúde, tais como anamnese, exame físico, consultas e procedimentos médicos, situações de urgência e emergência, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e a consolidação de atitudes condizentes com a prática médica. Proporciona ao aluno um contato e domínio prévio das finalidades apontadas anteriormente, minimizando o impacto psicológico do discente quando em situação real na prática médica. Os Laboratórios de Habilidades, para treinamento das práticas médicas em humanos, permitem a aquisição de habilidades e competências médicas a serem desenvolvidas progressivamente de acordo com o avançar das fases do curso.

Responsáveis:

Thiago Lorentz Pinto – Docente/Coordenador
Portaria Fammuc nº 23, de 20/03/2019

Francisco Mateus Dantas Carneiro Souto – Docente/Coordenador
Portaria Fammuc nº 48, de 09/07/2019

Normas de funcionamento dos Laboratórios de Habilidades Profissionais e Simulação Realística

Biotério de experimentação animal

Este espaço serve para manutenção de animais de laboratório (ratos e camundongos) para atender aos experimentos de pesquisa dos alunos de iniciação científica e pós-graduação.

Responsáveis:

Sarah Alves Auharek – Docente

Documentos:

Resolução 05/2017 – Normas de Funcionamento dos Laboratórios de Habilidades e Simulação

Resolução 09 2019 – Protocolo de segurança de aulas de campo e de laboratório 06.08.19

Formulários:

Anexo I – Resolução 9 – Termo de responsabilidade

Anexo II – Resolução 9 – Informações gerais e de saúde