Campus Unaí trabalha por inclusão de comunidade surda

O Campus Unaí da UFVJM é parceiro da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para a realização do Seminário Lutas e Conquistas dos Surdos em escolas e espaços públicos da região de Unaí. O projeto foi realizado no último dia 21 de setembro na Câmara Municipal, em comemoração ao Setembro Azul, um mês mundialmente comemorativo, repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda.

O evento foi promovido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí e contou com a parceria da UFVJM, por meio da atuação do servidor intérprete e tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Nerisvaldo Gomes Araújo. A ação, que teve o primeiro evento em setembro, é direcionada especialmente para diretores e supervisores de escolas e surdos.

De acordo com Nerisvaldo, o seminário tem sido desenvolvido em escolas da região de Unaí, e também foi realizado na Câmara de Vereadores de Unaí. “A ideia é que os diretores sejam agentes multiplicadores, e, ao voltar para suas escolas, mostrem a relevância de se colocar no lugar dos surdos. Em todos os eventos a comunidade surda também foi convidada. A estimativa é que temos quase 200 surdos na região de Unaí”.

Para o intérprete, ações como essas são interessantes para informar a comunidade surda e ouvinte sobre a inclusão de surdos em escolas e universidades. “Os surdos precisam encontrar o seu lugar na sociedade e nós, comunidade “ouvinte”, precisamos enxergar isso. Temos no Brasil quase 10 milhões de surdos – é um país dentro do nosso – e a questão da acessibilidade vai muito além do que, simplesmente, aprender alguns sinais em Libras”, destaca.

“Muitos surdos não estudam no Ensino Médio devido a gargalos que a escola e nós “ouvintes” colocamos. E é a partir de eventos como esses seminários que a comunidade surda pode perceber que podem continuar seus estudos em uma universidade, como a UFVJM, aqui mesmo na região de Unaí”, completa Nerisvaldo.

Fotos: arquivo do projeto.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.