Campus Unaí realiza 4º Seminário do Comitê Gestor em Direitos Humanos

Nos dias 13 e 14 de dezembro foi realizado na Câmara Municipal de Unaí o 4º Seminário do Comitê Gestor em Direitos Humanos (CDH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o tema “Direitos humanos para que(m)? Semeando reflexões”.

Na programação houve mesas de debate e apresentações culturais, sendo temáticas do evento questões que envolve terra, democracia, sistema prisional e étnico-raciais.

Alunos, técnicos, professores, terceirizados e comunidade externa participarem do evento.

Breve Histórico

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior, aberto à adesão das instituições de educação superior (IES) e de entidades apoiadoras (EAs).

O objetivo do pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES. Seus comitês gestores, em todo o país, apresentam esse mesmo objetivo, como norteador dos seus trabalhos.

Para participar, as instituições de educação superior ou a entidade apoiadora devem assinar o Termo de Adesão ao Pacto, com o compromisso de desenvolver atividades de apoio à iniciativa entre os eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência.

O Comitê Gestor em Direitos Humanos da UFVJM, por livre adesão, foi instituído no segundo semestre de 2017, e busca efetivar as suas atribuições buscando por parcerias, internas e externas à UFVJM.

Fotos: arquivo da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão – Depex

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.