Docentes do ICA criam Núcleo de Desenvolvimento Rural

11-04 - Docentes do ICA criam NúcleoA cada novo edital interno lançado de projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, a criatividade dos docentes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), UFVJM-Campus Unaí, faz com que a unidade acadêmica ganhe destaque. Ano a ano os resultados alcançados pelo ICA em relação ao número de projetos aprovados melhoraram significativamente, o que demonstra qualidade na abordagem da temática, cumprimento dos requisitos pré-estabelecidos e preocupação permanente com o desenvolvimento rural no Noroeste de Minas.

Atentos aos resultados alcançados e buscando meios de melhorá-los ainda mais, os docentes do ICA agora criaram um programa de extensão intitulado “Núcleo de Desenvolvimento Rural do Instituto de Ciências Agrárias”. Este programa, registrado na PROEXC/SIGProj sob nº 330992.1864.228539.04042019, tem por finalidade apoiar, divulgar e congregar todas as atividades e esforços realizados pelos docentes e demais servidores em suas ações que envolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão/cultura, que tenham a temática de desenvolvimento rural na região do Noroeste de Minas.

Além de sua finalidade principal na geração de benefícios diversos para a comunidade interna e externa do Campus Unaí, o programa agregará automaticamente 05 pontos a mais nos projetos que serão vinculados a ele para pleitear auxílios nos editais PIBEX e PROCARTE, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). Tal pontuação pode fazer toda a diferença na soma total obtida nos editais e tornar os projetos ainda mais viáveis.

Como vincular um projeto ao programa
Para ter um projeto vinculado ao programa do Núcleo de Desenvolvimento Rural do ICA, os docentes devem enviar os dados do mesmo para o Prof. Thiago Melo, coordenador do programa, por meio do e-mail: thiago.melo@ufvjm.edu.br. Assim, as informações serão retransmitas à PROEXC para efetivação do vínculo do projeto ao programa.

O Noroeste de Minas
Uma região de extremos, onde existem tanto a presença significativa do agronegócio, com médias e grandes propriedades que empregam alta tecnologia para atingir grande produtividade, quanto da agricultura familiar, compreendida por pequenas propriedades com parte significativa originada da reforma agrária que não disponibiliza de recursos para investimentos em tecnologia e utiliza de métodos rudimentares para produzir. É nesta região cheia de desafios que o ICA se estabelece como uma das engrenagens da UFVJM, colaborando para que a universidade cumpra sua missão na região, ou seja: “Produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional.”

Maturidade na região
Em março de 2019, o ICA completou cinco anos desde sua criação. Além de ser um ano de comemorações, demonstra que o instituto está amadurecido e conhece bem a região que está inserido. Isto confirma o momento ideal para o criação do primeiro núcleo de desenvolvimento rural, que terá o papel de buscar incessantemente a proximidade e a associação das atividades realizadas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, além divulgá-las na comunidade acadêmica e estreitar os laços com a comunidade local.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.