Programa de pós-graduação em Produção Vegetal da UFVJM não para

Série “Debates Agroenergéticos” é lancada em disciplina ministrada por docente do ICA

A série é ação proposta pela disciplina Culturas Energéticas (PPV688), do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da UFVM, ministrada pelo prof. Anderson Barbosa Evaristo, docente do ICA e membro permanente do PPGPV, e produzida por oito discentes de mestrado e doutorado matriculados na disciplina. Teve início em  março/2020 a partir da suspensão do calendário acadêmico e será encerrada em agosto/2020 com as publicações das pesquisas produzidas pela série “Debates Agroenergéticos”.

Popularizar o conhecimento científico e tornar os programas de pós-graduação mais próximos das comunidades onde da UFVJM está inserida são os objetivos da ação, além disso, colabora para manutenção e reciclagem de conhecimento dos discentes enquanto as atividades acadêmicas estão suspensas por meio de debates que envolvem a Agroenergia. O Instituto de Ciências Agrárias está inserido em diversos programas de pós-graduação da UFVJM por meio de docentes atuantes e produtivos. No PPGPV não é diferente, atualmente o instituto possui cinco docentes permanentes e um como colaborador vinculados ao programa.

Segundo o prof. Anderson, o PPGPV não parou no período da pandemia e conta como a série foi produzida: “a ideia foi de atualizar a comunidade da UFVJM e público em geral sobre atualidades e assuntos importantes referentes a Bioenergia, com destaque no setor Agroenergético”. A partir disso, buscou-se uma forma simples de transmitir algumas informações de pesquisa para o público em geral produzindo uma série composta por oito publicações de discentes do programa, as quais serão disponibilizadas por meio de atualizações nesta notícia, com inserção de link’s nos respectivos nomes de acordo com os temas e datas abaixo. Não percam!

01 – Importância dos biocombustíveis na bioeconomia.
Autor: Marinaldo Loures Ferreira, mestrando em Produção Vegetal
Publicação: 14/07/2020

02 – Políticas governamentais e avaliação de indicadores ambientais na produção de biocombustíveis (sólidos, líquidos e gasosos).
Autor: Rodrigo Praes de Almeida, doutorando em Produção Vegetal
Publicação: 17/07/2020

03 – Biotecnologias para o avanço das culturas energéticas.
Autora: Soryana Gonçalves Ferreira de Melo, doutoranda em Produção Vegetal
Publicação: 21/07/2020

04 – Biocombustíveis para aviação: matérias-primas, tecnologias e desafios.
Autor: Dhiego Gonçalves Pacheco, doutorando em Produção Vegetal
Publicação: 24/07/2020

05 – Culturas energéticas perenes, é a melhor opção?
Autora: Cláudia Eduarda Borges, doutoranda em Produção Vegetal
Publicação: 28/07/2020

06 – Sistemas integrados de cultivo – alimentos & energia.
Autor: Konrad Passos e Silva, doutorando em Produção Vegetal
Publicação: 31/07/2020

07 – Diversificação de oleaginosas para a produção de biodiesel e bioquerosene no Brasil.
Autora: Amanda Reis de Melo Campos, doutoranda em Produção Vegetal
Publicação: 04/08/2020

08 – Desafios e limitações da produção de etanol a partir de sorgo sacarino.
Autor: Reimário Castro Rodrigues, mestranda em Produção Vegetal
Publicação: 08/08/2020

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.