Apresentação

O curso de Ciências Agrárias na modalidade Bacharelado Interdisciplinar é um curso superior de graduação com características não profissionalizantes com duração de 3 anos. Sua estrutura contempla a possibilidade do estudante adaptar o seu curso, escolhendo as disciplinas (depois do terceiro semestre) de acordo com os seus interesses. O curso de Ciências Agrárias também pode ser utilizado como primeiro ciclo do processo de formação. Ao finalizar o curso de Ciências Agrárias, o estudante terá a oportunidade de optar pela continuação de sua formação, num segundo ciclo, de caráter opcional, nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia, da UFVJM – Campus Unaí, mediante processo seletivo de transição específico para egressos do curso de Ciências Agrárias.

O curso prioriza a formação de um egresso com perfil generalista, crítico e reflexivo, sólida formação acadêmico-científica e empreendedora que lhe possibilite contribuir para a solução de problemas cada vez mais complexos da sociedade. O egresso deve ter capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios; e de atuar em áreas de fronteira e interfaces das ciências agrárias.

Além da continuação dos estudos no segundo ciclo, o egresso poderá atuar em seu próprio negócio em Ciências Agrárias; em cooperativas e associações; atividades de pesquisa em Ciências Agrárias, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e, ou lato sensu; organização do terceiro setor (cargos intermediários de gestão); empresas privadas e instituições do setor público (pesquisas e estudos aplicados à área, gerenciamento intermediário em cargos acessíveis, via concurso público); gestão de empresas públicas e privadas.

O curso de Ciências Agrárias tem duração de 3 anos com 3 semestres de disciplinas obrigatórias de formação geral em ciências, sociologia, empreendedorismo e gestão. A partir do quarto semestre o estudante tem liberdade de escolher suas disciplinas, podendo optar por uma formação mais específica em um dos quatro cursos do segundo ciclo (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia); uma formação mais generalista. O curso funciona atualmente com salas de aula e laboratórios em estrutura provisória. As atividades práticas das disciplinas de características profissionalizantes são realizadas na fazenda onde está sendo construído o campus definitivo. Além disso o curso conta com aulas de campo.

Identificação do curso
Curso: Ciências Agrárias
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Grau: Bacharelado Interdisciplinar
Habilitação: Bacharel em Ciências Agrárias
Modalidade: Presencial
Turno: Integral
Carga Horária: 2400 horas
Tempo de Integralização: 3 anos
Regime de matrícula: Semestral*
Vagas ofertadas por semestre: 160*
Formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SISU), via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM e Processos seletivos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM*
Local da oferta: UFVJM – Campus Unaí (MG)
Código da IES no INEP: 596
Endereço: Av. Vereador João Narciso, nº 1.380, Cachoeira, CEP 38610-268, Unaí-MG
Ano de início do curso: 2014/1
Ato de criação/autorização do curso: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012
*Observação: Curso em Extinção

6) Contato
Acesse aqui os contatos da coordenação e secretaria do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>