Apresentação

1) Conceito da profissão
Agronomia é uma ciência agrária que se apropria de diversas áreas do conhecimento com a finalidade de atuar tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio. Os profissionais que são formados em agronomia são conhecidos como engenheiros agrônomos, pois além de se prepararem em campos das ciências naturais, também devem possuir um conjunto de conhecimentos em outras áreas, como a engenharia, a economia. A principal função da Agronomia é garantir a qualidade e eficiência dos processos de produção agrícola e pecuária.

2) Perfil profissional
O Engenheiro Agrônomo formado pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM deverá possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da Agronomia, atuando de forma independente e em equipe. Também deve adquirir um comportamento proativo, atuando como empreendedor, multidisciplinar e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social.

3) Mercado de trabalho
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), considerando o Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933, consolida as seguintes áreas de atuação do mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo: manejo de culturas de interesse agronômico; melhoramento genético vegetal; produção de sementes e mudas; construções rurais; irrigação e drenagem; mecanização e implementos agrícolas; fotointerpretação para fins agrícolas; paisagismo; manejo de plantas daninhas, doenças e pragas de plantas; manejo, classificação e conservação do solo; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas; agroecologia e extensão rural.

4) O curso no Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM
O objetivo do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM é formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, proporcionando ao estudante uma formação ampla, sólida e ética, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico. Esse conjunto de conhecimentos adquiridos contribuirá para a solução de problemas da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de competências na construção de seu aprendizado. Além disso, pretende-se que o curso contribua diretamente com a missão de promover a formação de profissionais cidadãos, aptos a valorizar as referências das culturas locais e a contribuir para o desenvolvimento regional.

5) Identificação do curso
Curso: Agronomia
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Grau: Bacharelado
Habilitação: Engenheiro Agrônomo
Modalidade: Presencial
Turno: Integral
Carga horária: 3645 horas
Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 7,5 anos
Regime de matrícula: Semestral
Vagas ofertadas por semestre: 25
Formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SISU), via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM e Processos seletivos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM
Local da oferta: UFVJM – Campus Unaí (MG)
Código da IES no INEP: 596
Endereço: Av. Vereador João Narciso, nº 1.380, Cachoeira, CEP 38610-268, Unaí-MG
Ano de início do curso: 2014/1
Ato de criação/autorização do curso: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>