Apresentação

1) Conceito da profissão
O Médico Veterinário deve estar apto a desenvolver sistemas e processos tecnológicos ligados a problemas sanitários atuais, produção de alimentos, reprodução animal e produtividade de rebanhos, contribuindo para o aumento no fornecimento de alimentos e assegurando sua qualidade. Desta forma, o profissional garante a proteção da saúde única, que inclui o ambiente, animais e ser humanos.

2) Perfil profissional
O profissional Médico Veterinário formado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha deverá estar inserido de forma efetiva no contexto socioeconômico e político regional e nacional. Deverá receber base sólida de conhecimentos em diversas áreas, sendo capacitado para estabelecer inter-relações entre as áreas de saúde animal e saúde humana, com ampla formação generalista, apto para ser inserido no mercado profissional. Dentro do contexto social, deverá apresentar raciocínio lógico e preciso, com o objetivo de encontrar soluções imediatas com criatividade e competência, e estar ciente de seu papel social, suprindo carências e necessidades da sociedade.

3) Mercado de trabalho
A concepção do curso busca a formação de um profissional generalista, capaz de se inserir em qualquer campo de atuação. Desta forma, a organização didático-pedagógica e curricular, se complementa e interage no sentido de garantir as competências nas mais diversas áreas de atuação do Médico Veterinário. O profissional deverá estar apto a atuar em qualquer dos campos de atuação profissional, a saber: saúde animal e clínica veterinária, saneamento ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, saúde pública, vigilância epidemiológica e sanitária, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente, bioclimatologia e bem-estar animal e administração agropecuária e agroindustrial, bem como no campo pedagógico.

4) O curso no Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM
O objetivo do curso de Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM é formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, proporcionando ao estudante uma formação ampla, sólida e ética, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico. Esse conjunto de conhecimentos adquiridos contribuirá para a solução de problemas da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de competências na construção de seu aprendizado. Além disso, pretende-se que o curso contribua diretamente com a missão de promover a formação de profissionais cidadãos, aptos a valorizar as referências das culturas locais e a contribuir para o desenvolvimento regional.
5) Identificação do curso
Curso: Medicina Veterinária
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Grau: Bacharelado
Habilitação: Médico Veterinário
Modalidade: Presencial
Turno: Integral
Carga horária: 4250h horas
Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 7,5 anos
Regime de matrícula: Semestral
Vagas ofertadas por semestre: 25
Formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SISU), via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM e Processos seletivos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM
Local da oferta: UFVJM – Campus Unaí (MG)
Código da IES no INEP: 596
Endereço: Av. Universitária, nº 1000, Bairro Universitários,
Ato de criação/autorização do curso: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: Novo PPC

6) Contato
Acesse aqui os contatos da coordenação e secretaria do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>