Centro Acadêmico

Um Centro Acadêmico é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar diversos cursos de uma mesma universidade. Suas funções podem ser: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como: debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.

Com o intuito de promover tais atividades, os alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia do Campus Avançado do Mucuri criaram o Centro Acadêmico para representá-los. Então, em Assembleia Geral realizada no dia 15 de abril de 2010, os alunos se reuniram para elaborar e aprovar o Estatuto do Centro Acadêmico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia – CA-BC&T. Na mesma Assembleia foram escolhidos os membros da Comissão Eleitoral para realizarem os trabalhos de eleição das chapas inscritas.

No dia 11 de maio de 2010 foi realizada a eleição que escolheu a chapa “A+ Ativa” para exercer a coordenação. A chapa foi composta pelos seguintes alunos: Marcos Maciel Junior, Maicon Douglas Reis, Paulo Francisco Camargo, Samuel Camisão, Dário Nunes Neto, Raiany Guimarães, João Paulo Pinheiro, Grazielle Pereira, Isis Freire, Maiara Laure, Clara Camargos e Paula Miranda.

No dia 28 de junho de 2011, a gestão “Atitude” tomou posse de seu mandato a frente dos trabalhos do Centro Acadêmico. Seus integrantes: Ana Carolina Ferreira Dias, Arianne Madeline Almeida Paiva, Danilo Ker de Melo, Gleison Miranda Santos, Igor Dias Cangussú, Lara Fernanda Nunes Dourado, Matheus Almeida Serôa, Matheus Rodrigues Assis, Victor Lorentz Rodrigues Figueiredo. Promoveram diversas ações sociais em parceria com a comunidade de Teófilo Otoni, e ações concretas que permitiu o avanço do curso de BC&T dentro do campus mucuri e fora dele. A gestão trabalhou juntamente com os movimentos estudantis da UFVJM e com a coordenação do curso.

A gestão Atitude compôs a comissão eleitoral que realizou os trabalhos de sucessão da mesma. A chapa Inovação foi eleita para a gestão 2013/2014 com posse no dia 06/03/2013.

No dia 09 de junho de 2017, foi dada posse aos membros da nova diretoria do Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia – Campus do Mucuri, que concorreram às eleições no dia 06 de junho de 2017, sendo eleita a chapa denominada “A luta continua” com um total de 72 votos, sendo que deste total 68 foram votos válidos, 03 foram votos em branco e 01 foi voto nulo. Desta forma, fica eleita para gestão 2017/2018 a chapa “A luta continua”, formada pelos membros a seguir: Felipe Soares Beltrame, Heberson Teixeira da Silva, Luiz Gustavo B. Figueredo, Raphaela C. T. da Silva, Tamires Chaves Saldanha,  Mhaessa Batista Franco, Dayanne Caldeira Martins.

No dia 01 de Fevereiro de 2019, foi dada posse aos membros da nova diretoria do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia – Campus do Mucuri, que concorreram às eleições no dia 29 de Janeiro de 2019, com um total de 49 discentes votantes (06 do curso de Engenharia Hídrica, 02 do curso de Engenharia de Produção, 18 do curso de Engenharia Civil e 23 do curso de Ciência e Tecnologia), sendo que deste total, 46 foram votos válidos elegendo a chapa e 03 foram votos nulos, sendo eleita para gestão 2019/2020 a chapa denominada “Integração”, que terá o período vigente a partir deste dia (01/02/2019) até 01/02/2020, formada pelos membros a seguir relacionados com seus respectivos cargos e cursos:

Presidente: Felipe Soares Beltrame (Ciência e Tecnologia)
Vice-Presidenta:  Anna Luiza de Neves Lopes (Engenharia de Produção)
Secretário: Wesley Francisco Soares (Ciência e Tecnologia)
Tesoureira: Thamyris Souza Torres (Engenharia Hídrica)
Diretor de Eventos Esportivos e Culturais: Bruno M. Borges (Engenharia Civil)
Diretora de Comunicação e Marketing: Luély Souza Guimarães (Engenharia Civil)
Diretor de Assuntos Acadêmicos: Vinícius de Oliveira Fonseca (Engenharia de Produção)

icon_artigoEstatuto 

Acompanhe nossos eventos e conquistas através das nossas redes sociais:


icon-email-128Email: caufvjm.edu@gmail.com

facebook-iconPerfil no Facebook: CA BCT UFVJM

facebook-iconPágina no Facebook: Centro Acadêmico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia

facebook-icon

Grupo no Facebook: UFVJM Teófilo Otoni