Org. Curricular

As unidades curriculares serão distribuídas em 8 módulos (semestres). Os Módulos I a III compõem a matriz curricular do Eixo de Formação Básica, comum às duas habilitações. Os Módulos IV a VIII compõem o Eixo de Formação Especifica e serão cursados pelos estudantes de acordo com a habilitação de ingresso: Ciências da Natureza ou Linguagens e Códigos. Abaixo, encontra-se ilustrado o percurso curricular da LEC.

tudo

A Estrutura Curricular da LEC por Habilitação podem ser acessada nos seguintes links:

O Eixo de Formação Básica tem por objetivo oferecer ao professor em formação as bases das ciências pedagógicas aliadas a uma perspectiva humanista e crítica. Nesse sentido, as disciplinas que compõem esse eixo são da área de ciências humanas e devem ser cursadas pelos alunos das duas habilitações.

O Eixo de Formação Específica objetiva oferecer a formação em uma área de conhecimento específico relacionada à habilitação escolhida, ou seja, Linguagens e Códigos ou Ciências da Natureza.

O Eixo das Práticas Integradoras busca a integração dos conteúdos aprendidos e a sua contextualização na realidade escolar do campo por meio dos Estágios Supervisionados I, II, III e IV, das Práticas de Ensino I a VIII e das AACC que incluem a pesquisa e a extensão.

O Eixo de Formação Básica terá uma carga horária de 855 horas, o Eixo de Formação Específica terá uma carga horária de 1365 horas e o Eixo de Práticas Integradoras terá uma carga horária de 1080 horas perfazendo um total de 3300 ao final de quatro anos.

A carga horária dos Eixos Formação Básica e Formação Específica organiza-se em Tempo Universidade com 1848 horas e Tempo Comunidade com mais 372 horas, atendendo à proporção de, no máximo, 20% da carga horária para atividades extrassala, prevista na LDB. Assim, será garantido que os conteúdos abordados nas disciplinas do Tempo Universidade sejam retrabalhados a partir da contextualização dos mesmos na realidade de cada estudante.

A carga horária das Práticas Integradoras será organizada em 1080 horas realizadas em Tempo Comunidade divididas em 400 horas de Práticas de Ensino, 480 horas de Estágio Supervisionado e 200 horas de AACC.

O tempo de integralização do curso é o  mínimo 4 anos e o máximo de 6 anos.