Organização dos tempos e espaços

O Tempo Universidade ocorrerá nos meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto na sede da UFVJM em Diamantina, e as orientações do Tempo Comunidade ocorrerão de fevereiro a maio e de agosto a novembro nos polos definidos pelo colegiado. Nos meses de junho e dezembro os alunos estão previstos recesso escolar. Nesse período, o corpo docente fará o encerramento do módulo anterior e o planejamento do módulo seguinte.

O Tempo Universidade organiza-se a partir dos Eixos de Formação Básica (Módulos I, II e III) e de Formação Específica (Módulo IV, V, VI, VII e VIII). As disciplinas do primeiro Eixo serão comuns às duas habilitações. As aulas ocorrerão de segunda a sábado, de modo a contemplar a carga horária prevista para o módulo. Além das aulas, poderão ser promovidas atividades culturais, seminários, encontros com representantes dos movimentos sociais, estudos de campo, etc. Na organização do horário será priorizado o horário noturno para estudo e realização de exercícios e leituras.

O Tempo Comunidade é o momento de revisão, contextualização e/ou integração dos conteúdos abordados nas disciplinas do Tempo Universidade, da elaboração do Relatório do Tempo Comunidade e nas atividades previstas nas Práticas de Ensino e nos Estágios Supervisionados.

  • O Relatório do Tempo Comunidade será construído semestralmente a partir dos conhecimentos adquiridos no Tempo Universidade e será composto por três dimensões: 1 – síntese das atividades desenvolvidas nas disciplinas ao longo dos respectivos módulos; 2 – registro das atividades relacionadas às Práticas de Ensino tendo como referência as disciplinas dos respectivos módulos; 3 – reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no respectivo módulo.
  • Esse instrumento, além de funcionar como uma estratégia de ensino, tem como objetivo fazer com que os alunos integrem e contextualizem os conhecimentos e desenvolvam suas habilidades acadêmicas, associando-os, por meio das atividades das Práticas de Ensino, ao seu processo formativo.
  • As Práticas de Ensino serão realizadas ao longo dos oito módulos visando a integração de teoria e prática subsidiando, sobretudo, os Estágios Supervisionados. As atividades das Práticas de Ensino desenvolvidas em cada módulo serão definidas pelo seu conjunto de disciplinas. Em cumprimento à Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, que determina 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso, serão distribuídas nos oito módulos, sendo 50 horas por módulo.
  • Os Estágios Curriculares Supervisionados, em cumprimento à Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, serão realizados a partir da segunda metade do curso. As atividades de estágio serão realizadas com observação e a regência em escolas que atendam às populações do campo nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cumprindo o total de 400 horas no contexto escolar e 80 horas de orientação de estágio realizadas no Tempo Universidade.
  • As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) serão desenvolvidas de acordo com os interesses e possibilidades de cada estudante, respeitando as 200 horas estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 e a Resolução CONSEPE nº 5, de 23 de abril de 2010, da UFVJM, que estabelece a equivalência em horas de atividades científico-culturais distribuídas entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Avaliação dos discentes
A avaliação do ensino-aprendizagem deve contribuir na formação dos estudantes, tornando-se significativa para os mesmos e gerando efeitos educativos.

De acordo com os princípios da alternância, o processo de formação do professor/educador do campo deverá adotar uma perspectiva de avaliação contínua e processual, integrando os dois tempos educativos, Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Nesse sentido, a avaliação ocorrerá em três momentos de forma integrada:

  1. 1. Tempo Universidade: os discentes serão avaliados mediante trabalhos, atividades em sala, produção de textos, realização de provas, entre outros, referentes aos conteúdos específicos de cada disciplina. Esta etapa corresponderá a 40% da nota final.
  2. 2. Tempo Comunidade: é o momento em que os conteúdos das disciplinas devem ser revisitados à luz da realidade do alunado e materializados nas atividades previstas em cada encontro do Tempo Comunidade. Durante este período, o discente deverá realizar:
    1.  As atividades propostas em cada disciplina, que comporão 30% da nota final.
    2. O Relatório do TC, conforme descrito acima, constituirá a avaliação global e corresponderá a 30% da nota de cada disciplina.

Retorno ao Tempo Universidade: Na primeira semana do módulo seguinte, será realizado o fechamento da avaliação do módulo anterior. Esta etapa tem caráter pedagógico, dentro da perspectiva da avaliação como processo de aprendizagem, não contemplando atribuição de nota.

Processo de Avaliação:

Tempo Universidade Tempo Comunidade Tempo Universidade -Retorno
Disciplinas dos Eixos Básico e Específico Trabalhos, atividades em sala de aula, produção de texto, provas. Atividades das disciplinas Relatório do Tempo Comunidade Avaliação global do processo de aprendizagem do módulo.
40% 30% 30%

O processo de avaliação de cada módulo será discutido em dois momentos: por disciplina e coletivamente no conjunto das disciplinas. Nesse momento, serão indicados os pontos de fragilidade e as potencialidades e, em conjunto com os discentes, serão construídas estratégias para a superação das suas dificuldades. Espera-se, com esse processo de avaliação, estimular no discente uma postura ativa e crítica em relação a sua formação.

Serão aprovados os alunos que obtiverem média final igual ou superior a 60 pontos. O aluno que obtiver nota de 40 a 59 pontos terá direito a Exame Especial. Por ser um curso presencial, a frequência mínima nas atividades do Tempo Universidade e do Tempo Comunidade é de 75%. O aluno que tiver frequência abaixo dessa porcentagem será reprovado por falta.

Os processos de avaliação descritos acima estão de acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM.