Dissertações Turma 2012/2014

Título: Ensino em Saúde na escola: análise de experiências de intervenções pedagógicas através do PIBID-Unimontes
Autor: Saulo Daniel Mendes Cunha
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Aprovado em: 25/04/2014
Resumo: A escola é espaço de ensino-aprendizagem que contribui para a formação dos sujeitos através da educação para a vida. Dentro deste contexto, ressaltamos o ensino em saúde nesta área como práticas de educação em saúde importantes para a formação cidadã de crianças e adolescentes. O presente estudo teve como objetivo geral a verificação de quais foram os conceitos mais comuns em educação em saúde abordados no ambiente escolar pelos acadêmicos durante e após a intervenção pedagógica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID/CAPES). Outro ponto pesquisado se refere à compreensão e descrição de como estes acadêmicos entendem a promoção da saúde e a prevenção de doenças do escolar, através das ações de intervenções pedagógicas que foram executadas na escola. E por fim analisar como os acadêmicos perceberam a relação da escola com a saúde comunitária e qual a percepção deles sobre o impacto das intervenções na comunidade escolar. Realizamos este estudo, através da experiência de vinte acadêmicos/licenciandos de três cursos de graduação (Ciência Biológicas, Educação Física e Pedagogia) participantes de um projeto PIBID/CAPES, numa escola pública da cidade de Montes Claros-MG. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos de dez acadêmicos de Educação Física, cinco acadêmicos de Ciências Biológicas e cinco acadêmicos de Pedagogia. O estudo, de abordagem qualitativa, utilizou-se de uma pesquisa documental. Foram analisadas as descrições dos relatórios destes acadêmicos, realizados durante e após as intervenções pedagógicas e os relatórios finais. Para análise dos dados obtidos, as descrições dos acadêmicos foram organizadas na íntegra. As respostas destes estudantes foram tabuladas pelo pesquisador em quadros temáticos numa planilha. A partir da tabulação de cada elemento, aplicamos o método indutivo. Essas análises revelaram que os acadêmicos entenderam que a educação em saúde é essencial para a vida dos escolares e que este trabalho deve ser desenvolvido de acordo com a realidade destes alunos. Estes acadêmicos pontuaram também que a promoção da saúde perpassa por vários aspectos biopsicossociais e que, nas experiências pedagógicas na escola, perceberam a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física como fatores indispensáveis para a promoção da saúde. No que se refere ao impacto da educação em saúde na comunidade, estes licenciandos relataram que estas aulas propiciaram um envolvimento de toda a comunidade escolar, entretanto ressaltaram a ausência de muitos pais de alunos nestas vivências. Desta forma acreditamos que as experiências destes acadêmicos no ensino em saúde, através da educação em saúde na escola, parecem ter proporcionado escolares uma transformação significativa através de uma educação que prima pela formação cidadã e crítica.
Palavras-Chave: Educação. Saúde. Escola.
Doc. Download: CUNHA, Saulo Daniel Mendes. Ensino em Saúde na escola: análise de experiências de intervenções pedagógicas através do PIBID-Unimontes. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina: 2014.
Título: O Programa de Educação Tutorial (PET) como estratégia de ensino-aprendizagem: estudo sobre os grupos interdisciplinares da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina
Autor: Norberto Geraldo Lima Magalhães
Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira
Aprovado em: 30/07/2014
Resumo: O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal que prevê a melhoria dos cursos de graduação através de atividades multidisciplinares orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na UFVJM, o PET existe desde 2007, em 2010 teve a implementação de dois grupos institucionais formados por estudantes de cursos diversos. Este estudo pretendeu, a partir dos relatos compartilhados por estudantes e tutores dos dois grupos institucionais do PET da UFVJM de Diamantina, desvelar os contextos de ensino-aprendizado e discutir a contribuição do PET para a formação dos participantes desses dois grupos. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, de natureza exploratória e descritiva que utilizou como marco metodológico a História Oral. Neste estudo foi identificada a influência dos grupos do PET na formação dos estudantes e na ação pedagógica dos docentes. Identificando, também, formas democráticas de trabalho dentro dos grupos que agregam predicados importantes para o ensino aprendizado dos universitários.
Palavras-Chave: Educação Tutorial; Formação Acadêmica; Formação Profissional; Ensino Superior; Interdisciplinaridade.
Doc. Download: MAGALHÃES, Norberto Geraldo Lima. O Programa de Educação Tutorial (PET) como estratégia de ensino-aprendizagem: estudo sobre os grupos interdisciplinares da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) de Diamantina. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina: 2014.