Ementas

PES501 – Didática do Ensino Superior
Tipo: Obrigatória
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: O método didático, sua relação entre meios e fins, conteúdo e forma no processo de ensino; relação entre método de aprender e métodos de investigação do saber; papel do ensino na escola brasileira.

PES502 – Formação Profissional em Saúde
Tipo: Obrigatória
Carga Horária: 30
Créditos: 02
Ementa: Estudo do ritmo de evolução do conhecimento, à mudança do processo de trabalho, as transformações sociais, demográficas e epidemiológicas nas mudanças da formação profissional em saúde de modo a aproximá-la dos conceitos e princípios que possibilitarão atenção integral e humanizada à população brasileira.

PES503 – Metodologia da Pesquisa em Educação
Tipo: Obrigatória
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: A disciplina oferece subsídios teóricos e práticos para a construção do projeto de pesquisa em educação visando à feitura da dissertação de mestrado. Em teorias focaliza o lugar da pesquisa no processo de construção do conhecimento e os fundamentos epistemológicos da educação. No campo prático, indica os passos metodológicos para a construção do projeto e discute as proposta de pesquisa dos estudantes.

PES504 – Seminários de Pesquisa I
Tipo: Obrigatória
Carga Horária: 15
Créditos: 01
Ementa: A construção da hipótese de trabalho da pesquisa, identificação e categorização das variáveis envolvidas. Os modelos metodológicos de pesquisa qualitativa e quantitativa. A disciplina consiste de uma série de seminários a serem apresentados pelos alunos do mestrado,abordando temas relacionados com os projetos de pesquisa.

PES505 – Seminários de Pesquisa II
Tipo: Obrigatória
Carga Horária: 30
Créditos: 02
Ementa: Elaboração metodológica do projeto de pesquisa. A disciplina consiste de uma série de seminários a serem apresentados pelos alunos do mestrado, visando principalmente aqueles em fase mais avançada no curso, abordando temas relacionados com os projetos de pesquisa para fins de dissertação.

PES601 – Aspectos Éticos na Educação, Saúde e Políticas Públicas
Tipo: Optativa
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: Investiga temas, problemas e autores relacionados à questão ética na educação, saúde e políticas públicas.

PES602 – Bioestatística
Tipo: Optativa
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: Noções básicas da estatística e suas aplicações em saúde. Tabelas e gráficos. Fontes de dados e logística. Principais indicadores de saúde. Comunicação de dados estatísticos avaliação da sua qualidade. Amostragem. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuições principais. Intervalo de confiança. Medidas de associação e de risco. Regressão linear e regressão logística. Medidas de freqüência e medidas de associação; Causalidade e inferência causal; Modelos teóricos; Teste de hipóteses; Amostragem; Validade e precisão em estudos epidemiológicos; Confusão, Interação e Modificação de efeito; Análise estratificada; Métodos e técnicas do trabalho de campo em epidemiologia; Delineamento de estudos epidemiológicos; Estudos de coorte; Estudos de caso-controle; Estudos transversais; Levantamentos epidemiológicos (surveys); Estudos ecológicos; Estudos de intervenção; Meta-análise.

PES603 – Bioética
Tipo: Optativa
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: Conceitos, princípios e caminhos da bioética contemporânea. Paradigmas e referenciais de análise em bioética. O modelo principialista de análise bioética, seus fundamentos e críticas. Bioética e saúde pública: referenciais de análise da Bioética cotidiana, da Bioética da Intervenção e da Bioética da proteção. Temas emergentes e temas persistentes em bioética. Ética na pesquisa em saúde.

PES604 – Epidemiologia
Tipo: Optativa
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: Introdução a princípios e métodos de investigação epidemiológica em doenças infecciosas e não infecciosas. Métodos epidemiológicos para o estudo da distribuição e comportamento dinâmico de doenças em populações e sua implicação para um melhor conhecimento dos fatores de risco, métodos de transmissão, potagênese e prevenção destas doenças.

PES605 – Metodologia da Pesquisa Científica
Tipo: Optativa
Carga Horária: 45
Créditos: 03
Ementa: A construção da hipótese de trabalho da pesquisa, identificação e categorização das variáveis envolvidas. Os modelos metodológicos de pesquisa biomédica com animais e com as casuísticas de casos clínicos. A pesquisa sobre síndromes raras. A construção dos protocolos para a coleta das observações. A elaboração metodológica do projeto de pesquisa