Seminário sobre Metodologias Ativas e Métodos e Técnicas de Ensino

Diante do momento vivenciado pela UFVJM, de discussões do Projeto Pedagógico Institucional, os mestrandos do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde (EnSa) realizaram um Seminário abordando as Metodologias Ativas, Métodos e Técnicas de Ensino.
A proposta surgiu a partir de uma ação interdisciplinar desenvolvida nas disciplinas de Formação Profissional em Saúde e Didática do Ensino Superior tendo como objetivos: (i) promover a discussão sobre temas e questões pedagógicas pertinentes à formação profissional em saúde, tendo como foco os projetos pedagógicos dos cursos, e as Diretrizes Curriculares Nacionais; (ii) contribuir para reflexões sobre as práticas educativas desenvolvidas no âmbito do ensino de graduação em saúde da UFVJM, possibilitando um repensar crítico sobre os processos formativos.
Esta ação foi realizada no dia 3 de agosto de 2013, no Campus I da UFVJM e contou com a parceria da Diretoria de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) integrando as ações do Programa de Formação Pedagógica Continuada Docente (Forped). Teve como público alvo docentes dos cursos da área da saúde e discentes do mestrado EnSa.
O evento proporcionou aos envolvidos um momento de reflexão através de discussões sobre os referenciais teóricos relacionados aos temas propostos. Os discentes consideraram a experiência extremamente relevante e enriquecedora por propiciar uma construção coletiva e interdisciplinar do processo de ensino-aprendizagem.