Bárbara Ferreira

 

Linha de pesquisa:

Educação, Cultura e Sociedade
(Professora Permanente)

e-mail:

barbara.ferreira@ufvjm.edu.br

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8526931736038748

Quem é?

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de São João del Rei (2004), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professora adjunta, lecionando nos cursos de Pedagogia, Bacharelado em Humanidades, e professora orientadora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Está vinculada ao Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da Universidade Federal de São Carlos. Tem atuado na área de Psicologia Escolar, Educação Especial e Inclusiva e Habilidades Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa ANPEPP – Relações Interpessoais e Competência Social.

Publicações:

Artigos:
LOPES, D. C. ; DASCANIO, D. ; FERREIRA, B. C. ; Del Prette, Z. A. P ; Del Prette, A. . Treinamento de Habilidades Sociais: avaliação de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional para Universitários de Ciências Exatas. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 21, p. 1-11, 2017.
PEREIRA, G. M. A. ; FERREIRA, BÁRBARA CARVALHO ; SORAES, W. D. ; VIANNA, R. S. M. ; FINELLLI, L. A. C. . Alfabetização X Letramento de surdos no ensino regular: revisão de literatura. Funorte Humanidades, v. 5, p. 48-61, 2016.
FERREIRA, BÁRBARA CARVALHO; DEL PRETTE, ZILDA APARECIDA PEREIRA . Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 26, p. 327-338, 2013.
MANOLIO, C. L. ; FERREIRA, B. C. . O campo das Habilidades Sociais no Brasil: Entrevista com Almir e Zilda Del Prette. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 11, p. 537-550, 2011.
FERREIRA, B. C.; Del Prette, Z. A. P ; LOPES, D. C. . Habilidades empáticas de crianças videntes e cegas e a possível influencia de variáveis sociodemográficas. Interação em Psicologia (Impresso), v. 13, p. 49-58, 2009.
FERREIRA, B. C.; MENDES, E. G. ; ALMEIDA, M. A. ; Del Prette, Z. A. P . Parceria colaborativa: Descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 9-22, 2007.

Livros e Capítulos de Livros:
Del Prette, Z. A. P ; FERREIRA, B. C. ; COMODO, C. N. ; Del Prette, A. . Componentes não verbais e paralinguísticos da competência social. In: Zilda A. P. Del Prette; Almir Del Prette. (Org.). HABILIDADES SOCIAIS E COMPETÊNCIA SOCIAL PARA UMA VIDA MELHOR. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2017, v. 1, p. 25-36.
VIANNA, R. S. M. ; FERREIRA, B. C. . Formação de professores na perspectiva da Educação de Surdos: apontamentos e perspectivas. In: Joaniana Soares de Araújo. (Org.). A práxis na educação de surdos. 1ed.Curitiba: Editora Prismas Ltda, 2016, v. 1, p. 79-104.
Del Prette, Z. A. P ; FERREIRA, B. C. ; DIAS, T. P. ; Del Prette, A. . Habilidades sociais ao longo do desenvolvimento: perspectivas de intervenção em saúde mental. In: Sheila Giardini Murta; Cristineide Leandro-Fonseca; Karine Brito dos Santos; Larissa Polejack. (Org.). Prevenção e promoção em Saúde Mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. 1, p. 318-340.