Elayne Braga

Linha de pesquisa:

Educação, Cultura e Sociedade
(Professora Permanente)

e-mail:

elayne_braga@yahoo.com.br

 

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1404201905068754

 

Quem é?

Possui graduação em Psicologia Formação de Psicologo (2007), Bacharelado (2003) e Licenciatura (2003) pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Psychologie Différentielle – Université Lumière Lyon 2 (2004) e mestrado em Psychologie Du Développement Socio Cognitif Et Des Pratiques Interculturelles – Université Lumière Lyon 2 (2005). É doutora em Sciences de l’Education pela Université Lumière Lyon 2, com uma tese defendida sobre a mediação na educação através dos suportes didáticos virtuais (2009). É Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG (2011) e Vice-Diretora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades/UFVJM. Possui experiência na Coordenação da Licenciatura em Pedagogia/FIH/UFVJM. É professora orientadora aprovada para o Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Área de pesquisa: Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, Psicologia Escolar, Psicologia Cognitiva.

 

Publicações:

Artigos:
COSTA, J. R. ; BRAGA, E. M. . Mídias na Educação e Letramento Digital: desafios contemporâneos. Anais da … Semana de História Política, … Seminário Nacional de História (Cd-Rom), v. 1, p. 1359-1368, 2015.
CARVALHO, L. L. ; VARENNE, F. ; BRAGA, E. M. . Ontologias para a Modelagem Multiagente de Sistemas Complexos em Ciências Cognitivas. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ), v. 19, p. 58, 2014.
BRAGA, E. M.. Suportes Didáticos Virtuais: a importância da ergonomia cognitiva na elaboração e uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Revista Vozes dos Vales, v. 03, p. 1, 2013.
BRAGA, E. M.. Os Elementos do Processo de Ensino-Aprendizagem: da Sala de Aula à Educação Mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Revista Vozes dos Vales, v. I, p. 1, 2012.
REGNIER, J.-C. ; BRAGA, E. M. . REGNIER, J.-C. ; BRAGA, E. M. . Instrumentos estatisticos para ume leitura do mundo. Formação do espirito estatistico e cidadania..,. Conjectura (Caxias do Sul), v. 14, p. 11-131, 2008.
 
Livros e Capítulos de Livros:
BRAGA, E. M.; VIANA, N. S. . As Interfaces das Tecnologias Digitais e o Uso de Novas Linguagens para uma Aprendizagem Mediada. Ciências Humanas em Foco. 1ed.Diamantina: UFVJM, 2017, v. , p. 200-217.
BRAGA, E. M.; COSTA, J. R. . A Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Norte de Minas Gerais. Ciências Humanas em Foco. 1ed.Diamantina: UFVJM, 2017, v. , p. 218-235.
BRAGA, E. M.; COSTA, D. G. . Jogos Digitais Enquanto Recursos Pedagógicos: análise dos jogos “Age Of Emprires II the age of kings” e o “Simcity”, a partir da Taxonomia de Bloom. Ciências Humanas em Foco. 1ed.Diamantina: UFVJM, 2017, v. , p. 236-264.
BRAGA, E. M.; CARVALHO, L. L. ; ANDRADE, A. V. ; ASSIS, L. P. ; COELHO, S. A. . Signo Emergente, Cognição Enativa e Sistemas Complexos. Ciências Humanas em Foco. 1ed.Diamantina: UFVJM, 2017, v. , p. 291-307.
BRAGA, E. M.; CARVALHO, L. L. . Representação, Signo e Conceito na Teoria de Vygotski: Inpacto sobre o COnceito de Metacognição. In: Ederaldo José Lopes. (Org.). Temas em Ciências Cognitivas e Representação Mental. 1ed.Porto Alegre: Sinopsys, 2012, v. 1, p. 205-216.
CARVALHO, L. L. ; Clair, G. ; HASSAS, S. ; BRAGA, E. M. . Représentations: Du Contrôle Endogène pour des Systèmes Complexes Adaptatifs. In: Ederaldo José Lopes. (Org.). Temas em Ciências Cognitivas e Representação Mental. 1ed.Porto Alegre: Sinopsys, 2012, v. 1, p. 239-257.
CARVALHO, L. L. ; LOPES, E. J. ; BRAGA, E. M. . O Suporte Material da Representação: uma Revisão Comportamental-Cognitivo. In: Ederaldo José Lopes. (Org.). Temas em Ciências Cognitivas e Representação Mental. 1ed.Porto Alegre: Sinopsys, 2012, v. 1, p. 219-238.
DUMONT, A. ; BRAGA, E. M. ; REGNIER, J.-C. ; BRUYAS, E. . Etude de l’Utilisation d’un Support Didactique Numérique de Statistique. In: Zighed, D. A., Venturini, G.. (Org.). Revue des Nouvelles Technologies de l’Information. : , 2009, v. , p. -.