Flávia Amaral F. Muniz

flavia.amaral@ufvjm.edu.br

Lattes:

Quem é:

Pós doutorado, em andamento, no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Doutora em Historia Social pela Universidade de São Paulo (2012) e Mestre em História Social pela mesma universidade(2007). Graduada em Historia pela UFMG (2004) . Foi professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de 2009 a 2013 e professora do Ensino Fundamental de 2004 a 2009. Atualmente é professora de História Antiga e Medieval na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia sobre Joana d’Arc, Baixa Idade Média, literatura medieval, Iluminismo e historiografia do século XIX . Desde 2008 é pesquisador membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), núcleo USP e coordenadora do núcleo UFVJM.

Publicações:

Artigos:

AMARAL, F.; BOVO, C. R. ; SILVA, C. G. . Do verso à prosa: o potencial histórico dos romances de Cavalaria – séculos XII a XIV. História e Cultura, v. 2, p. 1-28, 2013.
 AMARAL, F.. História, Revolução e Ressignificação: Joana d?Arc na historiografia francesa da primeira metade do século XIX. AEDOS: REVISTA DO CORPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFRGS (ONLINE), v. 3, p. 111-127, 2011.
 AMARAL, F.. Pecado, Penitência e Ordenamento Social no Romance de Melusina. SIGNUM – REVISTA DA ABREM, v. 11, p. 159-182, 2010.

Livros e Capítulos de Livros:

AMARAL, F.; SEABRA, E. (Org.) ; ROZA, L. (Org.) ; CHAVES, E. (Org.) . III Semana de História: desafios do ensino e da pesquisa em História Antiga em Medieval – Caderno de resumos. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2019. v. 1. 74p .
AMARAL, F.. História científica e verdade sobre Joana dÁrc. In: NEMI, Ana; ALMEIDA, Néri de Barros; PINHEIRO, Rossana. (Org.). A construção da narrativa histórica – séculos XIX e XX. 1ed.Campinas: Unicamp, 2014, v. , p. 157-178
 AMARAL, F.. Os Evangelhos Apócrifos e as Cantigas de Santa Maria. In: Angela Vaz Leão. (Org.). Novas Leituras, Novos Caminhos – Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Sábio. 1ed.Belo Horizonte: Veredas e Cenários, 2009, v. , p. 15-35.