Objetivos e Perfil

O curso tem, por objetivo geral, a qualificação de profissionais no nível de mestrado profissional em Ciências Humanas, com área de concentração em Ciências Humanas e Sociais. O programa de mestrado profissional em Ciências Humanas tem, como meta, a capacitação de pesquisadores, gestores, docentes e pessoal nos serviços, de forma interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, voltada para a problematização das realidades históricas, sociais e culturais do contexto no qual se insere este programa.

Como o mestrado profissional se apresenta como estratégia de produção de conhecimento, a partir da problematização de práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente, na grande área das ciências humanas, o mestrado profissional em Ciências Humanas apresenta os seguintes objetivos específicos:

a) formar e capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional transformadora de procedimentos, a fim de atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

b) formar e capacitar profissionais qualificados para a transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e de arranjos produtivos, com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional;

c) formar e capacitar profissionais qualificados para promoverem a articulação integrada com entidades demandantes de diversas finalidades, voltadas para a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio de solução de problemas e geração/aplicação de processos de inovação apropriados.

Quanto ao perfil do profissional a ser formado, o curso será voltado para a qualificação de profissionais com competência em pesquisa, docência e em outros setores de serviços junto à sociedade. A formação deverá proporcionar, ao futuro mestre, a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de raciocínio científico, produção e disseminação de práticas científicas aplicadas ao serviço.

Dentre as áreas temáticas a serem priorizadas no programa de mestrado em Ciências Humanas, destacam-se a integração da universidade com entidades e instituições públicas e privadas que promovam o desenvolvimento técnico e científico em humanidades, e a formação de profissionais (pesquisadores e docentes) da grande área de humanas.

Na formação de professores, pesquisadores e gestores, a pós-graduação é uma atividade acadêmica com inquestionável legitimidade e reconhecimento no Brasil. Assim, é essencial que esta esfera de atividades esteja também comprometida com a aprimoramento do ensino médio e superior.

As principais características do programa de mestrado profissional em Ciências Humanas são:

1) compromisso com a formação de recursos humanos stricto sensu, com vista ao fortalecimento das práticas do serviço;

2) a formação de futuros mestres que atuem na área do ensino de ciências humanas e sociais;

3) o caráter interdisciplinar da proposta, envolvendo diferentes áreas, culturas e práticas do conhecimento;

4) a produção de conhecimento, a partir de investigação de situações relacionadas à prática do ensino em ciências humanas, sobretudo, nas áreas de Letras, História, Sociologia, Antropologia e Pedagogia, na sua interface, com as evidências científicas da área;

5) a possibilidade de criação de núcleos disseminadores e incentivadores regionais, com desenvolvimento de propostas interinstitucionais;

6) a definição de políticas e estratégias para a divulgação de resultados das pesquisas, com destaque para publicações em periódicos qualificados da área.

Sobre o trabalho final desenvolvido durante a permanência do aluno/pesquisador no programa de mestrado profissional em Ciências Humanas, este poderá ter um formato que se adeque à realidade de pesquisa no interior de um programa pós-graduação profissional e interdisciplinar. Este trabalho poderá ser uma dissertação, artigo, relatório final de pesquisa, estudo de caso, material didático, entre outras formas previstas no regimento da UFVJM, que regula os cursos de pós-graduação stricto sensu.

Disciplinas/créditos: 2 obrigatórias e, ao menos, 2 optativas (16 créditos totais).  Veja as disciplinas.

Dissertações: 15 anuais

Periodicidade de seleção: anual

Vagas por seleção: 15 anuais