Linha de pesquisa:
Estudos da Linguagem e Cultura (Professor Permanente)e-mail:
ricardosobreira@gmail.com
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3560789212086078
Quem é?
Mestre e doutor em Letras pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com realização de estágio de um ano na University of Louisville, nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM e Professor-orientador permanente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFVJM, campus de Diamantina – MG.
Publicações:
Artigos: SOBREIRA, R. Representações literárias da identidade e da alteridade em torno de estereótipos da cegueira. Signótica: Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, v. 30, n. 3, p. 499-523, jul./set. 2018. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/49174 SOBREIRA, R. Percursos do conto a partir do século XIX: trilhando as tendências dominantes do gênero. Revista Língua & Literatura, v.35, p.165-185, 2018. SOBREIRA, R. Identidades fragmentadas na pós-modernidade: um estudo do poema Lady Lazarus de Sylvia Plath. Muitas Vozes, v. 6, n. 1, p. 12-28, 2017. SOBREIRA, R. Desafios e soluções de uma transcriação para o português do soneto ‘To nature’ de Samuel Taylor Coleridge. Revista Todas as Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie), v.19, p.94-107, 2017.SOBREIRA, R. The seen as obscene: violence against women in Robert Altman’s film ‘Short Cuts’. Estudos Anglo-Americanos, v. 46, n. 1, p. 81-98, 2017.
SOBREIRA, R. Duplicação e originalidade em uma adaptação fílmica do romance O homem duplicado, de José Saramago. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 25, p. 194-215, Coimbra, 2016.
SOBREIRA, R.. Capitu was more of a Woman than I was a Man: Ambivalence and Sexual Ambiguity in a Television Adaptation of Dom Casmurro. Luso-Brazilian Review, v. 52, p. 37-53, 2015.
SOBREIRA, R. S.. Espaços urbanos como arenas de (trans)formações identitárias na literatura contemporânea. Rua (UNICAMP), v. 1, p. 103-129, 2014.
SOBREIRA, R. S.. Et soudain tout est devenu clair pour lui: la prise de conscience exprimée par l’épiphanie littéraire. Tabuleiro de Letras, v. 7, p. 33-44, 2013.
SOBREIRA, R. S.. Efeitos de dramaticidade no conto literário. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 34, p. 133-151, 2012.
SOBREIRA, R. S.. A escrita paratática e pós-moderna de Esdras do Nascimento e Sam Shepard (ISSN 1413-0939). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 37, p. 349-358, 2008.
SOBREIRA, R. S.. Figural Forms of Knowledge: A Study of the Short Prose of Sam Shepard (ISSN 0103-7250). Signotica (UFG), v. 20, p. 195-207, 2008.
SOBREIRA, R. S.. No Earthly Clue: The Elliptical and Indeterminate Narratives of Sam Shepard and João Gilberto Noll. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 22, p. 173-185, 2007.
SOBREIRA, R. S.. O caráter provisório do sujeito na ficção de João Gilberto Noll. Revista Letras (Curitiba), v. 1, p. 63-77, 2007.
SOBREIRA, R. S.. As técnicas narrativas minimalistas de Sam Shepard. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 1, p. 1687-1694, 2006.
SOBREIRA, R. S.. O papel da indeterminação no conto pós-moderno. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), Campinas – SP, v. 1, n.XXXIV, p. 992-997, 2005.
SOBREIRA, R. S.. A errância do ser humano em contos de Sam Shepard. Revista do COLL (UNIJALES), Jales – SP, v. 04, n.01, p. 131-141, 2004.
SOBREIRA, R. S.. As estratégias ficcionais do Minimalismo literário. Revista do COLL (UNIJALES), Jales – SP, v. 03, n.1, p. 121-132, 2003.