Roberto Amaral

Linha de pesquisa:

Linguagem, Filosofia e Cultura
(Professor Permanente)

e-mail:

roberto.amaral@ufvjm.edu.br

 

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7662501395554138

 

Quem é?

Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação Brasileira, com a dissertação ?A hermenêutica crítica de Paul Ricoeur ? por uma ampliação do conceito de ideologia em educação? e Doutor em Educação, com a tese ?A teofania em Grande Sertão: Veredas ? por uma pedagogia dos símbolos?, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG. É Professor Adjunto III e Diretor de Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Líder do projeto de pesquisa “Imaginário, Mito e Símbolo”, registrado na PRPPG da UFVJM e no CNPq. Coordenador do Projeto de Extensão Café Literário. Professor do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas-MPICH da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (UFVJM). Áreas de atuação: fundamentos da educação; filosofia e educação; hermenêutica e educação; fenomenologia e educação; imaginário e educação; estética e educação; literatura e educação; estudos foucaultianos. Escritor, Poeta e Ensaísta.

 

Publicações:

Artigos:
AMARAL, R. A. P.. A Inovação Semântica Ricoeuriana em Grande Sertão: Veredas. Prometeus. Filosofia em Revista, v. 12, p. 273-281, 2013.
AMARAL, R. A. P.; SILVA, D. A. ; GOMES, L. I. . A eudaimonía aristotélica: a felicidade como fim ético. Revista Vozes do Vale, v. 01, p. 1-20, 2012.
AMARAL, R. A. P.. Linguagem e poder: a docência e a trapaça literária. Revista Profissão Docente, v. 11, p. 89-111, 2012.
AMARAL, R. A. P.. A terceira margem do saber: ciências humanas, linguagens, culturas (editorial). REVISTA VOZES DO VALE, v. 1, p. 1-2, 2012.
AMARAL, R. A. P.; SANTOS, A. M. . O conhecimento como Eros: uma leitura de O Banquete de Platão. REVISTA VOZES DO VALE, v. 1, p. 1-17, 2012.
AMARAL, R. A. P.; SOUZA, C. C. ; PEREIRA, C. S. . O tempo e a eternidade em Santo Agostinho. REVISTA VOZES DO VALE, v. 1, p. 1-22, 2012.
AMARAL, R. A. P.. Editorial: A terceira margem do rio: Ciências Humanas, Linguagens, Cultura. Vozes dos Vales, v. 02, p. 1-2, 2012.
AMARAL, R. A. P.; SOUSA, N. L. . Afasta de mim esse cálice! Chico Buarque e a censura pós-1964. REVISTA VOZES DO VALE, v. 1, p. 1-19, 2012.
AMARAL, R. A. P.. As aparências de Cronos em Grande Sertão: Veredas. Kuruatuba – Revista de Estudos Multidisciplianares da Faculdade Vale do Gorotuba – FAVAG, v. 1, p. 06-15, 2011.
AMARAL, R. A. P.. A questão do narrador: Walter Benjamin e Guimarães Rosa. Araticum (Online), v. 4, p. 52-61, 2011.
AMARAL, R. A. P.. “Viver é muito perigoso” ou o “mal” em Grande Sertão: Veredas. Breves anotações tomistas. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 34, p. 36-44, 2006.
AMARAL, R. A. P.. O Imaginário em Grande Sertão: Veredas ? A travessia do Liso do Sussuarão. Labirinto (Porto Velho), v. 9, p. 6, 2006.
AMARAL, R. A. P.. A “colcha de retalhos”: uma metáfora do conhecimento. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 25, p. 23-35, 2000.
AMARAL, R. A. P.. CONHECIMENTO E EXISTÊNCIA. MILLENIUM – REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE GOIANÉSIA – GO, GOIANÉSIA – GO, v. 01, n.01, p. 01-70, 1999.
 
Livros e Capítulos de Livros:
AMARAL, R. A. P.. 54 [+ uma] mulheres do baralho. 1ª. ed. Vitória-ES: Editora Cousa, 2015. v. 100. 135p .
AMARAL, R. A. P.. Uma Denise. 1. ed. Vitória- ES: Editora Cousa, 2014. v. 120. 118p .
AMARAL, R. A. P.. Le mot juste. 1. ed. Montes Claros – MG: Orobó Edições, 2011. v. 500. 146p .
AMARAL, R. A. P.. PAUL RICOEUR E AS FACES DA IDEOLOGIA. 1. ed. Goiânia – GO: Editora UFG, 2008. v. 300. 136p .
AMARAL, R. A. P.. A textura do mundo: um ensaio fenomenológico – 2ª edição. Interações entre Fenomenologia & Educação. 2ªed.Campinas-SP: Alínea, 2014, v. 1, p. 59-68.
AMARAL, R. A. P.. As mulheres a literatura e o mal. In: Eneida Maria de Souza; Dylia Lysardo-Dias; Gustavo Moura Bragança. (Org.). Sobrevivência e devir da literatura. 1ed.Belo Horizonte-MG: Autêntica Editora, 2014, v. 1, p. 76-83.
AMARAL, R. A. P.. Escola e Ideologia: A educação como expressão do conceito ampliado de ideologia. In: Maria de Fátima Teixeira Barreto; Carlos Cardoso Silva. (Org.). Fenomenologia – Escola e Conhecimento. 1ªed.Goiânia-GO: Cânone, 2013, v. 1, p. 71-88.
AMARAL, R. A. P.. O ‘poeticamento o homem habita esta terra’ e as possibilidades da literatura. In: Adão José Peixoto. (Org.). Fenomenologia: diálogos possíveis. 1ed.Campinas-SP/Goiânia-GO: Editora Alínea/Editora da PUC de Goiás, 2011, v. 1, p. 195-215.
QUEIROZ, M. J. P. ; AMARAL, R. A. P. . A escola da criança para a criança. In: Adão Francisco de Oliveira; José Carlos de Melo. (Org.). Educação, Democracia e Gestão Escolar. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010, v. II, p. 125-138.
AMARAL, R. A. P.. PAUL RICOEUR: as faces da ideologia e o processo educacional. In: Adão Francisco de Oliveira; Alex Pizzio da Silva; George França dos Santos. (Org.). Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. 1ed.Goiânia – GO: Ed. da PUC-Goiás, 2010, v. I, p. 1-119.
AMARAL, R. A. P.. A TEXTURA DO MUNDO: UM ENSAIO FENOMENOLÓGICO. In: ADÃO JOSÉ PEIXOTO. (Org.). INTERAÇÕES ENTRE FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO. 1ed.CAMPINAS – SP: EDITORA ALÍNEA, 2003, v. 1, p. 01-105.