Sandro dos Santos

Linha de pesquisa:

Educação, Cultura e Sociedade
(Professor Colaborador)

e-mail:

sandrovssantos@gmail.com

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0414048099090181

Quem é?

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Publicação:

Principais Produções:
SANTOS, S.V.S.. Sobre a docência masculina na Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 20, p. 264-269, 2018.
SANTOS, S.V.S.. ESTRUTURA E AGÊNCIA NAS INTERSEÇÕES DE GÊNERO E INFÂNCIA ? IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 380-399, 2018.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . A conjugação de diferentes temporalidades na construção da ideia de qualidade na Educação Infantil. RELADEI – REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL, v. vol. 6, p. 42-60, 2017.
SANTOS, S.V.S.. Socialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 735-750, 2017.
SANTOS, S.V.S.. EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 9, p. 58-69, 2016.
SANTOS, S.V.S.. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 16, p. 117, 2016.
SANTOS, S.V.S.. A Apropriação das Relações de Gênero na Educação Infantil. Pátio (Porto Alegre. 2002), v. XIV, p. 44-47, 2016.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016.
SANTOS, S.V.S.. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 26, p. 223-239, 2015.
SANTOS, S.V.S.. Especificidades da coordenação pedagógica na Educação Infantil. Presença Pedagogica, v. 21, p. 40-46, 2015.
SANTOS, S.V.S.. Sociologia da Infância: aproximações entre Willian Corsaro e Florestan Fernandes. Educacao em Perspectiva (Online), v. 5, p. 117-139, 2014.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Infância, experiência e performatividade: primeiras aproximações. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 16, p. 231, 2014.
SANTOS, S.V.S.. PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Gênero (Niterói), v. 14, p. 149-170, 2014.
SANTOS, S.V.S.. Quando a Infância Entra na Roda (de Conversa). Presença Pedagogica, v. 19, p. 42-48, 2013.
SANTOS, S.V.S.. Aprendizes de Cineastas. Revista do Professor (Rio Pardo), v. 29, p. 16-21, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
SANTOS, S.V.S.; SOUZA, G. ; MORO, C. ; COUTINHO, A. M. S. . Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em Educação Infantil a partir da Avaliação de Contexto. 1. ed. Curitiba: Imprensa/UFPR, 2015. v. 1. 104p .
SANTOS, S.V.S.. CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: ampliação e continuidade das experiências infantis em contextos de cuidado e educação. 1. ed. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2015. 208p .
Capítulos de livros publicados
VIEIRA, L. M. F. ; SANTOS, S.V.S. ; CALDEIRA, M. C. S. ; NEVES, L. R. ; SANTOS, C. E. . TRANSFORMAÇÕES DO FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA DISCIPLINA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira; Vanessa Sena Tomaz. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: contribuições da formação por área de concentração (Laseb). Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 113-139.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, M. B. O. V. . Sentidos atribuídos pelas famílias à obrigatoriedade de frequência das crianças de 4 e 5 anos da educação infantil. In: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira; Vanessa Sena Tomaz. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: contribuições da formação por área de concentração (Laseb). Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 255-258.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Avaliação de contexto na educação infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: Gizele de Souza; Catarina Moro; Angela Scalabrin Coutinho. (Org.). FORMAÇÃO DA REDE EM EDUCAÇÃO INFANTIL: Avaliação de Contexto. 1ed.Curitiba – PR: Appris Editora, 2015, v. , p. 111-150.
SANTOS, S.V.S.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: entre a reinvenção do currículo e as especificidades do trabalho docente em creches e pré-escolas. In: Rogério Correia da Silva; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara; Ana Cristina Carvalho Pereira; Cristina de Freitas Castilho. (Org.). Entrelaçando experiências: possibilidades de aperfeiçoamento profissional na educação infantil. 1ed.Belo Horizonte – MG: FaE/UFMG, 2015, v. , p. 82-99.
SANTOS, S.V.S.. A EXPERIÊNCIADE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELO OLHAR DASCRIANÇAS ? um estudo de caso. In: Carmem Lucia Eiterer; Iza Rodrigues Luz. (Org.). Sujeitos da educacao: diversidade, direitos e participação política. 1ed.: , 2013, v. , p. 8-.
SANTOS, S.V.S.. “EU FALEI QUE ELE NÃO SABIA BRINCAR”! RELAÇÕES DE GÊNERO NAS INTERAÇÕES DE PARES DE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: MARIA DA GRAÇA DE CASTRO BREGUNCI (org.). (Org.). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LASEB): impactos dos planos de ação nas escolas. Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 226-271.
SANTOS, S.V.S.. A construção de uma trajetória profissional frente à relação de gênero. In: TEIXEIRA, A. B. M.; ALCÂNTARA, F.. (Org.). Conversando sobre eles e elas – para além do politicamente correto. Niteroi: Editora Idéias & Letras, 2010, v. v. 500, p. 47-50.