Wellington Albuquerque Jr.

Linha de pesquisa:

Educação, Cultura e Sociedade
(Professor Permanente)

e-mail:

wellington.brilhante@ufvjm.edu.br

 

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6633115389516197

 

Quem é?

 
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1990) e mestrado em Sociologia pela Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – SBI/IUPERJ (1992). É Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). Possui quinze anos de experiência como docente no ensino superior na área em departamentos de sociologia, direito e psicologia tendo lecionado para cursos nas áreas de Direito, Economia, Comunicação, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Desenho Industrial e Psicologia. Tese de doutoramento na área de Sociologia da Educação, especificamente do Ensino Superior, com interfaces com a área de estratificação social. Formação voltada para metodologia científica e Sociologias da educação, do conhecimento, da ciência e das profissões. Possui 670 horas-aula comprovadas em disciplinas de estatística aplicada às ciências sociais, cursadas no mestrado, doutorado e no Curso Intensivo de Metodologia Quantitativa Aplicada às Ciências Sociais da Fafich/UFMG. Trabalhou como analista de meio ambiente na CEMIG ? Companhia Energética de Minas Gerais ? de 2006 a 2012, admitido por concurso, onde trabalhou nas áreas de licenciamento ambiental de novos empreendimentos e certificação ISO 9001 de processos. A partir de 2010 atuou na área de sustentabilidade empresarial, responsabilidade social corporativa e indicadores de gestão socioambiental. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, onde atuou como coordenador do Curso de Humanidades de abril de 2014 a agosto de 2015 para assumir a vice-direção da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades – FIH.

 

Publicações:

Artigos:
ALBUQUERQUE FILHO, W. B.. A Universidade da Desigualdade. Arché Interdisciplinar, Rio de Janeiro, n.5, p. 07-36, 1993.
 
Livros e Capítulos de Livros:
ALBUQUERQUE FILHO, W. B.. O Ser Humano como um Processo Histórico, Cultural e Biológico. In: Nely Maria dos Santos de Castro; Hérika de Mesquita Sadi. (Org.). Ciência do Comportamento: conhecer e avançar. 1ed.Santo André: Esetec Editores Associados, 2003, v. 3, p. 79-98.

ALBUQUERQUE FILHO, W. B.. Aspectos Históricos e Culturais da Educação Superior Brasileira. In: José Vicente Tavares; César Barreria; Maíra Baumgarten. (Org.). Crise Social e Multiculturalismo. São Paulo: Hucitec, 2003, v. , p. 376-404.