Notícias

Edital nº 04/2024

A Pró-Reitoria de Graduação – Prograd torna público o edital de seleção de estudantes bolsistas para o grupo PET Estratégias. As inscrições estarão abertas no período de 15/04 a 17/04/2024.
Poderão concorrer a vaga os estudantes do curso de graduação em Medicina que já tenham concluído o 3º semestre.
O processo seletivo será realizado segundo as disposições previstas no Edital nº 04/2024.

Link do Edital: Edital n° 04/2024


Resultado do Edital 02/2024!

O Programa de Educação Tutorial – Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias torna público o resultado de seleção de interessados em participar voluntariamente de projetos deste programa.

 

Link do Edital: Edital Voluntários PET Estrategias 02-2024

Link da Classificação Final: Classificação Final 02-2024



 

 

Bolsista do PET Estratégias participa do World Youth Festival, na Rússia.

João Pedro da Silva Santos, membro do PET-Estratégias, embarcou em uma jornada extraordinária como um dos representantes do Brasil no Festival Mundial da Juventude, sediado na cidade de Sochi, na Rússia.

IMG_7946 2

Saiba mais sobre a trajetória do Petiano aqui.


3

 

2

 

 



 

Edital nº 38/2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a Portaria MEC no 976, de 27 de julho de 2010, alterada pela Portaria MEC no 343, de 24 de abril de 2013, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de Professor Tutor para atuar no Programa de Educação Tutorial – PET Estratégias para diminuir a retenção e a evasão da UFVJM – campus Diamantina.

Período de Inscrições: 27/11/2023 às 08:00h à 04/12/2023 às 17:00h.

Link do Edital: Edital de Seleção – Tutor

Resutado após recurso das etapas 2 e 3



Edital 03/2023

Encerrado!

 

Informamos que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de 01 (uma) vaga para estudantes de graduação com o objetivo de atuar junto ao Programa de Educação Tutorial. Será oferecida 01 (uma) vaga para estudantes bolsistas, podendo concorrer estudantes do Campus JK do que tiverem atuado como voluntários do PET Estratégias. O valor mensal da bolsa concedida é de R$ 700,00 (setecentos reais).

Período de Inscrições: 25/10/2023 às 08:00h à 05/11/2023 às 23:55h.

Link do Edital: Edital para bolsistas – 03/2023

Link da Classificação Final: Resultado Seleção de Petianos – PET Estratégias – Edital 03-2023

 



 

Conheça a trajetória de engenheiras ex-alunas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

É com grande satisfação que o Programa de Educação Tutorial – PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão, vem convidar toda comunidade para participar do nosso evento Mulheres na Engenharia: trajetórias que inspiram!

Cartaz

O evento conta com a participação de ex-alunas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, ofertados no Campus Mucuri e Campus JK da UFVJM.

O propósito deste evento é promover a integração de ex-alunas e alunas dos cursos de Engenharia, compartilhando histórias inspiradoras de oportunidades e desafios para as mulheres engenheiras no mercado de trabalho.

O evento é totalmente gratuito e irá ocorrer na modalidade online através da plataforma de transmissão Google Meet, no dia 21 de outubro de 2023 às 10:00 horas da manhã.

É necessário se inscrever pelo formulário para participar.

Contamos com a presença de todos! ❤️⚙️



Boas vindas aos alun@s

É com grande alegria que damos as boas-vindas a todos vocês, novos alunos que estão iniciando sua jornada na UFVJM, e veteranos que continuam a enriquecer nossa comunidade educacional. Este é um momento especial em que nos reunimos como uma família acadêmica para celebrar a busca do conhecimento, o crescimento pessoal e as amizades duradouras que serão forjadas ao longo deste novo período.

downloadLembrem-se de que cada um de vocês contribui para a riqueza da nossa comunidade. Que este seja um período de aprendizado, crescimento e realização. Sejam curiosos, persistentes e abertos a novas experiências. Juntos, criaremos um ambiente vibrante de aprendizado e descoberta.

Abaixo segue o link do manual do calouro com informações relevantes que poderão auxilia-los durante o período acadêmico

Manual do Calouro



 

Em cada canto um conto

Venha participar, você é nosso convidado!

Formulário para submissão:  https://forms.gle/QeA5DpUZ65cTuVK67

Para mais informações, clique aqui.



Arraial da Federal 2023

EVENTO MERCADO VELHO Data 07062023 Horário 20h ENSAIOS Nos dias 2505 e 0106 às 1630h no hall de entrada do pavilhão de aulas II, campus JK



Anuário Estratégico 2021

Esta coletânea foi elaborada como uma forma de retrospectiva de todas as publicações realizadas no perfil do PET Estratégias no Instagram durante o ano de 2021. Esse perfil é responsável pela divulgação das ações desenvolvidas pelos petianos desse grupo, entre elas se encontra: datas de processos seletivos para equipes de projetos de extensão e pesquisa, divulgação de mini cursos, palestras, publicações científicas e diferentes dicas para se obter melhor rendimento acadêmico, sendo mais uma forma do grupo atuar nos índices de retenção e evasão da universidade.
Após essa breve apresentação, desejamos a você uma boa leitura e excelente inspiração!

https://www.researchgate.net/publication/359053735_Anuario_do_PET_Estrategias_-_2021

image



A equipe do PET Estratégias parabeniza o petiano Lucas Barbosa pela formatura em Fisioterapia.

Desejamos muito sucesso!!

lucas convite



 

 

 Certificados Disponíveis

Informamos que os certificados do curso sobre a PRODUÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPOSTEIRA RESIDENCIAL PIVOTANTE  ministrado pelo Laboratório de Geoquímica Geral e Ambiental do Centro de Estudos Geológicos da UFVJM em parceria com o PET Estratégias já estão disponíveis.

Acesse o link abaixo.

Certificados – Manutenção de Composteira



Ebook

Legados PET – Estratégias

     Esta mais nova produção do grupo reuni relatos de vivência de universitários em projetos desenvolvidos pela equipe do PET (Programa de Educação Tutorial) Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, visando dar voz aos interessados em relatar a experiência e aprendizado.

Acesse o link: Legados PET – Estratégias

WhatsApp Image 2021-11-29 at 15.08.27



Oi pessoal!

Esta é uma cartilha produzida no projeto de extensão “Planejando e Aprendendo”. Essa produção tem como objetivo compartilhar com os melhores métodos de estudo e de organização do tempo. Sendo assim, a partir desse material você pode aprimorar sua compreensão em relação ao processo de aprendizagem, melhorar a estratégia de estudo individual e a sua administração do tempo.

Confira a cartilha pelo link: Cartilha Planejando e Aprendendo
Não esqueça de responder ao questionário sobre a cartilha pelo link: https://forms.gle/f8pP85KPaxzayfGr7

WhatsApp Image 2021-11-17 at 14.39.28



 

WhatsApp Image 2021-10-20 at 08.19.20

Alô galerinha!!
Aqui quem fala é o Grupo do PET – Estratégias.
É com muita empolgação que convidamos todos vocês para a incrível recepção de Estudantes que estamos organizando para toda a comunidade acadêmica.
Não percam. Dia 26 de outubro de 2021, às 16h, no YouTube do PET- Estratégias.

Acesse o link e participe: Recepção de Estudantes 2021/1

E detalhe: HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO.
É isso mesmo. No nosso grupo você se diverte, interage, compartilha conhecimentos e ainda deixa a marca registrada no seu currículo.
Esperamos por todos vocês.
Qualquer dúvida estamos a disposição. Pode entrar em contato pelas redes sociais (petestrategias) ou pelo e-mail: recepcaodeestudantes@gmail.com



Ex - Petiano

Clique aqui e leia a notícia completa!



 

Resultado para voluntários no Projeto de Extensão Sementes do Conhecimento

WhatsApp Image 2021-09-22 at 21.19.36

Acesse aqui para listagem de classificados.




WhatsApp Image 2021-06-21 at 15.36.49

O Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – PET Estratégias – torna público o edital do processo seletivo de bolsista para alunos do curso de Geografia.

Acesse o edital e venha fazer parte da nossa Equipe!

Edital 02-2021



 

WhatsApp Image 2021-06-07 at 21.13.35

E-book do PET Estratégias vai abordar métodos ativos de aprendizagem.

Professores de universidades e institutos são convidados a colaborar

O PET Estratégias da UFVJM convida os docentes de universidades e institutos, que tiverem interesse, para participar da produção de um e-book sobre métodos ativos de aprendizagem.

A proposta é reunir métodos, aplicações, relatos de experiência e adaptações ao ensino remoto de docentes de universidades e institutos de nível superior que usaram algum tipo de método ativo de aprendizagem on-line durante o período de ensino remoto ou híbrido.

A ideia é que o conteúdo incentive, reúna e relate novas experiências de ensino-aprendizado com aplicação de métodos ativos, tornando o e-book um material de referência para consulta dos docentes na administração e execução de aulas remotas.

Por meio deste formulário on-line

http://bit.ly/precadastroebookmaa

os interessados podem manifestar o seu interesse em participar. Para enviar sua proposta, acesse o site do programa neste link

http://bit.ly/sitePETEstrategiasebook

para ter acesso às normas e diretrizes para os autores.

A equipe organizadora do e-book terá a função de, depois dos capítulos prontos, formatar o livro e solicitar o ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) para anexá-lo na biblioteca on-line da UFVJM e, posteriormente, solicitar o DOI (Digital Object Identifier/Objeto Identificado Digitalmente) para garantir maior acessibilidade ao livro.

A divulgação do projeto está sendo realizada no perfil oficial do PET Estratégias no Instagram e no canal oficial do grupo no YouTube.