Livros

Publicação de Livro/Capítulo

1. TAVARES, Luiza Loren Vieira; AGUIAR, Bárbara Guedes; ARAÚJO, Helen Cristina; TEIXEIRA, Flaviana Tavares Vieira. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: BUSCA DE EXPERIÊNCIAS. 1 ed. Diamantina (MG): Biblioteca digital da UFVJM, 2023.

Link de acesso

2. MENDES, Wesley Carvalho; LIMA, Raiene de Almeida; SOARES, Daniel Júnio Figueiredo; AGUIAR, Bárbara Guedes; VIEIRA, Flaviana Tavares. IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA LIGA ACADÊMICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. In: Aprendizagem baseada em projetos: busca de experiências. 1. ed. Diamantina (MG): Biblioteca da UFVJM, 2023. p. 105-114.

Link de acesso

3. CARVALHO, Andressa Almeida; AGUIAR, Bárbara Guedes; TEIXEIRA, Flaviana Tavares Vieira. EXPERIÊNCIAS QUE ABREM PERSPECTIVAS: UM OLHAR PARA O FUTURO. In: Aprendizagem baseada em projetos: busca de experiências. 1. ed. Diamantina (MG): Biblioteca da UFVJM, 2023. p. 54-63.

Link de acesso

4. BORGES, Carina Barbosa; AGUIAR, Bárbara Guedes; TAVARES, Luiza Loren Vieira; SANTOS, João Pedro da Silva; MARINHO, Marcela Veloso Rocha; TEIXEIRA, Flaviana Tavares Vieira. ANUÁRIO ESTRATÉGICO. 3 ed. Diamantina (MG): Biblioteca digital da UFVJM, 2023.

Link de acesso


PRODUTIVIDADE QUE “ERVAS DANINHAS” CONFEREM NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS

 

ebook erva daninha

As ervas daninhas são famosas por trazer prejuízos ao desenvolvimento de plantas desejáveis ao seu redor, porém algumas podem ser usadas para controlar pragas, combater a desagregação do solo e identificar o estado de umidade, nutrição e acidez que o solo se encontra. Nesse sentido, esse e-book reúne algumas informações encontradas em sites de base científicas que poderá auxiliar aos seus leitores a observarem a importância de manter algumas ervas daninhas por perto da horta.

Acesse o link: Produtividade que as Ervas Daninhas conferem na produção de hortaliças



Manual de produção de composteira pivotante
residencial

Este manual prático, objetiva trazer informações a respeito da importância da compostagem tendo em vista o contexto ambiental atual, e apresentar o passo a passo de como confeccionar uma composteira doméstica de baixo custo.

Acesse o Link: Manual de produção de composteira pivotante residencial


Anuário Estratégico 2021

Esta coletânea foi elaborada como uma forma de retrospectiva de todas as publicações realizadas no perfil do PET Estratégias no Instagram durante o ano de 2021. Esse perfil é responsável pela divulgação das ações desenvolvidas pelos petianos desse grupo, entre elas se encontra: datas de processos seletivos para equipes de projetos de extensão e pesquisa, divulgação de mini cursos, palestras, publicações científicas e diferentes dicas para se obter melhor rendimento acadêmico, sendo mais uma forma do grupo atuar nos índices de retenção e evasão da universidade.
Após essa breve apresentação, desejamos a você uma boa leitura e excelente inspiração!

Acesse o link:

 https://www.researchgate.net/publication/359053735_Anuario_do_PET_Estrategias_-_2021

image



Estratégias de enfrentamento à Retenção e Evasão no curso de Farmácia da UFVJM

Este registro em livro, feito por profissionais da educação e universitários em formação, compartilha experiências vividas durante o desenvolvimento do Projeto de Ensino “Bases Formativas para Melhoria do Fluxo Acadêmico no Curso de Graduação em Farmácia da UFVJM”. O tema “Estratégias de Enfrentamento à Retenção e Evasão no curso de Farmácia da UFVJM” é apresentado de forma leve e de fácil leitura neste livro. A transição do ensino médio para o superior não é uma fase nada fácil, trazendo desafios ao desenvolvimento e amadurecimento do universitário. Quando a adaptação é falha surge o fenômeno da retenção e da evasão relacionadas a um conjunto de fatores humanos e questões sociais que precisam ser enfrentadas com o auxílio de políticas institucionais. Permanecer na universidade e ter sucesso na formação pressupõe habilidade de gerir o próprio processo de estudo e aprendizagem. Esta gestão pode estar relacionada ao nível de desenvolvimento pessoal, educacional e social que o estudante apresenta nesta etapa da vida. O estudante inicia a educação superior, mas, muitas vezes, possui dificuldades fundamentais relativas a cálculos, interpretação de textos, áreas básicas como biologia e química, que deveriam ter sido sanadas durante sua educação básica e, junto a isso, depara-se com dificuldades de adaptação à rotina acadêmica, de ter foco, de conhecer e buscar fontes confiáveis de informação. Todos esses fatores podem influenciar o rendimento acadêmico do universitário. Percebendo isso no curso de farmácia da UFVJM, uma equipe interessada em contribuir com o crescimento, desenvolvimento e sucesso acadêmico dos universitários se reuniu e desenvolveu o projeto de ensino que, agora, origina essa obra escrita a várias mãos. O projeto gráfico e a editoração mostram o capricho das organizadoras e tornam a obra ainda mais agradável. Conheça o conteúdo e inspire-se!

Acesse o link: Estratégias de enfretamento à retenção e evasão – Farmácia UFVJM

capa livro

 


Legados PET Estratégias

Esta mais nova produção do grupo reuni relatos de vivência de universitários em projetos desenvolvidos pela equipe do PET (Programa de Educação Tutorial) Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, visando dar voz aos interessados em relatar a experiência e aprendizado.

Acesse o link: Legados PET – Estratégias

WhatsApp Image 2021-11-29 at 15.08.27



Esta é uma cartilha produzida no projeto de extensão “Planejando e Aprendendo”. Essa produção tem como objetivo compartilhar com os melhores métodos de estudo e de organização do tempo. Sendo assim, a partir desse material você pode aprimorar sua compreensão em relação ao processo de aprendizagem, melhorar a estratégia de estudo individual e a sua administração do tempo.

Confira a cartilha pelo link: Cartilha Planejando e Aprendendo
Não esqueça de responder ao questionário sobre a cartilha pelo link: Questionário – Planejando e Aprendendo

WhatsApp Image 2021-11-17 at 14.39.28


Esse livro foi  foi pensado e produzido durante o desenvolvimento das atividades do Projeto de Extensão Universitário “Acompanhamento Multidisciplinar de Gestantes durante o período da Pandemia”, que se desenvolveu na Estratégia Saúde da Família- ESF Rio Manso e ESF Prefeito Geraldo Alves, pertencentes à cidade Couto de Magalhães de Minas.

capa ebook gestacao

Esperamos que essa publicação possa contribuir para maior segurança e conhecimento durante esse momento especial, visto que a obra representa um valioso instrumento educativo para as gestantes, para prover os cuidados durante cada fase gestacional, ao bebê.

Gestação: Orientações gerais para a saúde da mamãe e do bebê

 



 

Como mais um produto do PET Estratégias, apresenta-se esta CARTILHA, que é fruto do envolvimento de diversos discentes que tiveram a possibilidade de colocar em prática o que aprendem nas salas de aulas do diversos cursos disponibilizados pela UFVJM. Confira:

cartilha

 Cartilha Orientativa



 

livro pet

LIVRO PET ESTRATÉGIAS: HISTÓRIAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Download 1° Edição


 

livro respiro

LIVRO RES-PIRO

Download 1° Edição

Download 2° Edição



Capítulo de Livros

2019

1. Meirelles, M.K.S. ; Morais, L.A. ; Araujo, S.W. ; Oliveira, A.F. ; Vieira, F.T. . Alternativas de Aprendizagem com Objetivo de Reduzir a Retenção no Estudos: Relato de Experiência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK, em Diamantina-MG. In: Altamir Fernandes de Oliveira. (Org.). Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento de Projetos. 1ed.São Paulo: Ed. Ixtlan, 2019, v. 1, p. 321-336.

Link para acesso:


2. TEIXEIRA, Flaviana. Estratégia para o Sucesso: Envolvimento de Universitários com Baixo Rendimento Acadêmico em Projetos Extensionistas. In: Leida Calegário de Oliveira; Ana Paula de Figueiredo Conte Vanzela; Lucimar Daniel Simões Salvador. (Org.). Enfrentamento à Retenção e Evasão: Universidade no Rumo Certo. 1ed. Diamantina-MG: UFVJM, 2019, v. 1, p. 140-154.

Link para acesso: Enfrentamento à Retenção e Evasão


2018

1. VANZELA, Ana Paula de Figueiredo Conte; SALVADOR, Lucimar Daniel Simões; VIEIRA, Flaviana Tavares; FERREIRA, Paola Aparecida Alves; VIEIRA, Carmem Rosilene; OLIVEIRA, Leida Calegário de. Acompanhamento de ingressantes em cursos de graduação via Sistema de /seleção Unificada – SiSU e via Processo de Avaliação Seriada – Sasi: diferentes percursos?. In: Leida Calegário de Oliveira e Cassiano Caon Amorim. (Org.). Gestão do Ensino de Graduação: acesso, permanência e êxito – Práticas estratégicas no acompanhamento da formação discente. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. 1, p. 70-86.

 Link para acesso: Gestão do Ensino de Graduação: acesso, permanência e êxito