19º COLE/UNICAMP 2014

Comunicação oral: PIBID Interdisciplinar Ler e Ser/UFVJM e a formação do leitor literário

O presente trabalho objetiva apresentar a proposta do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Ler e Ser, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Diamantina/MG e alguns resultados de sua execução. Tal proposta visa à prática e à discussão teórica sobre as possíveis formas de implementação de um trabalho interdisciplinar, envolvendo as áreas de Pedagogia; Letras e Educação Física, que potencialize a formação efetiva de leitores literários, tanto da Educação Básica (alunos das duas escolas públicas envolvidas) quanto do Ensino Superior (graduandos/UFVJM das três licenciaturas acima mencionadas que serão, a seu tempo, futuros professores). Estão articulados no PIBID Ler e Ser cinquenta e três bolsistas, entre eles 08 professores da Educação Básica, 03 da Educação Superior e 42 licenciandos. O trabalho conjunto visa estimular a formação do leitor literário por meio do diálogo entre diferentes linguagens, entre elas a literária e a corporal, potencializando a experiência com o literário e a apreciação estética de forma mais ampla. Os pressupostos teóricos de FREIRE (2008) e BARTHES (2004), entre outros, sustentam a proposta do PIBID Interdisciplinar Ler e Ser porque consideram a leitura enquanto atividade libertadora e lugar de prazer. A prática da leitura literária atrelada ao Ser reside na crença de que “não há povo que possa viver sem a literatura” (CÂNDIDO, 2004, p. 174) e porque pensamos que ela amplia o nosso universo, permitindo “que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano”. (TODOROV, 2012, p. 23 e 24).

Professoras Amanda Valiengo, Juliana Leal e Priscila Lopes se apresentando no 19ªCOLE/UNICAMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>