Comunicação oral 2

POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES: O PROJETO DONA BARATINHA A PARTIR DOS 5 SENTIDOS E O MOVIMENTO CORPORAL

Autores: Geane Pires Oliveira, Isadora Silva Miranda, Juliano José Rocha, Manaara Ribeiro Paim, Mércia Neves Teixeira, Warlisson de Fatima Santos, Bibiana Veira, Amanda Valiengo, Juliana Helena Gomes Leal, Priscila Lopes

O projeto proposto para a creche CMEI-CAZUZA em Diamantina MG, “Dona Baratinha a partir dos 5 sentidos e o Movimento” parte do objetivo central do PIBID Ler e Ser de formar leitores de telas e textos de literatura por meio de atividades multiartísticas. A partir deste objetivo, especificamente o projeto ora apresentado, objetiva aflorar a imaginação desenvolvendo o aparato sensitivo de forma lúdica, despertando assim o prazer pela leitura. O projeto temático integra um conjunto de outros projetos desenvolvidos nas escolas, por meio da parceria entre o PIBID Ler e Ser e escolas da Educação Básica. Este está em desenvolvimento, com uma turma de crianças de 4 a 5 anos de idade e pretende proporcionar aos alunos vivências a partir da estória por meio de movimentos característicos dos personagens explorando corporalmente o campo das artes por meio do teatro, reconto da estória, músicas, vídeos, materiais pedagógicos dinâmicos, para trabalhos manuais. Lê-se de outras maneiras, as alterações vão desde as posturas corporais, as seleções dos textos, do tempo dedicado a cada leitura até a intervenção possível à obra. Essa mudança da posição do leitor frente à prática da leitura que, nas palavras de Chartier (1999) “não é apenas uma operação abstrata: ela é o uso do corpo, inscrição dentro de um espaço, relação consigo mesma ou com os outros”, altera a participação do sujeito frente ao texto, ele passa a ser participante da escrita, modificando e construindo sua compreensão e experiência com o texto lido. Por meios dos sentidos, as crianças poderão ter as percepções de como explorar o mundo por meio do corpo e dos cinco sentidos, tais percepções devem ser desenvolvidas em todas as etapas da vida. A possibilidade de intervenção nessa atividade é propícia para a consolidação de leitores mais proficientes, fazendo com que tenham um posicionamento mais ativo e crítico diante do lido, aliando as suas interfaces para o seu desenvolvimento, dinamizando as suas formas de aprendizagens, limitações e dificuldades, podendo identificá-las, fomentando o gosto pela leitura nos seus mais diversos aspectos de estímulos e variantes dos sentidos.

Palavras-chave: Formação do leitor literário; desenvolvimento dos sentidos; linguagens multiartísticas; sentidos; movimento.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, Centro Municipal de Educação Infantil Cazuza.

Da esquerda pra direita: os alunos-bolsistas Warlisson e Manaara e a supervisora Bibiana.