Pôster 2

Gabriela Augusta Jamar

Tulyane da Cruz Santos

Priscila Lopes

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida na Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia, situada em Diamantina, Minas Gerais, por meio da parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O Ler e Ser iniciou suas ações na Escola com a finalidade de contribuir para a formação de leitores de literatura por prazer durante a Educação Básica, visando integrar de maneira interdisciplinar as áreas de Educação Física, Letras e Pedagogia. A partir de um diagnóstico inicial sobre as demandas locais, percebemos a necessidade de trabalhar a identidade da Escola, pois a mesma não era reconhecida como uma instituição de ensino formal na comunidade a que pertence. Sendo assim, desenvolvemos em conjunto com os alunos do 5º ao 9º do Ensino Fundamental, o projeto intitulado “Eu, Minha Escola e Meu Bairro”, no qual buscamos resgatar a identidade da comunidade escolar e valorizar a cultura local através de expressões artísticas. O desenvolvimento do projeto permitiu que os alunos da Escola construíssem narrativas a partir das histórias do cotidiano familiar da comunidade, as quais foram representadas em forma de elaboração de cordéis;resgate de jogos e brincadeiras tradicionais; elaboração depeças de teatro, dança e ginástica; e apresentadas durante um evento escolar. Como resultado destacamos como fator positivo o envolvimento, a mobilização e a participação da comunidade escolar como um todo (alunos, responsáveis, professores, etc.) durante a produção dos trabalhos em grupo, os quais foram mediados por supervisores e graduandos vinculados ao PIBID. Segundo Freitas (2003), o trabalho em grupo desenvolve competências favoráveis à vida do aluno, pois durante a execução coletiva são ampliados os seus conhecimentos, o senso crítico e a autonomia por meio de busca de informações, leituras, conversações, formulação de hipóteses. Sendo assim, consideramos que o desenvolvimento deste projeto, além de fomentar a importância da participação dos pais nos eventos escolares, proporcionou aos alunos melhorarem a autoconfiança, autonomia e criatividade para participação em qualquer tipo de projeto, incentivando a cooperação nas ações escolares de forma geral.

Palavras-chave: PIBID Ler e Ser; Identidade Escolar; Expressões Artísticas.

Zilda Lisboa à esquerda e Gabriela Jamar à direita

Zilda Lisboa e Gabriela Jamar