Comunicação oral 3

VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO PIBID INTERDISCIPLINAR LER E SER: O DESPERTAR DA IDENTIDADE NA ESCOLA ESTADUAL PROF. GABRIELA NEVES

Autores: Gil Vicente Sampaio Alves, Juliano Pedro da Silva, João Henrique Rocha de Oliveira, LeidianyPeric dos Santos, Thiago Pio dos Santos, Tatiara Filomena Costa, Amanda Valiengo, Juliana Leal, Priscila Lopes.

O presente resumo trata de uma aclaração do trabalho que está sendo efetuado a partir da proposta do Subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Iniciou-se em Setembro de 2014, na E. E. Professora Gabriela Neves, localizada no Bairro Palha, em Diamantina-MG e tem como proposta principal o gosto pela leitura literária, visando integrar de maneira interdisciplinar as áreas de Educação Física, Letras e Pedagogia. O âmbito escolar tem a função socializadora de desenvolver nos discentes sua criticidade, a instituição estabelece relações entre alunos miscigenados favorecendo a convivência com as diversidades e a construção da identidade, propicia a conscientização a respeito do preconceito e o racismo.

Diante desse cenário, identificou-se a necessidade de valorizar a Cultura afro-brasileira, buscou-se trabalhar com as turmas do 7ºB, 8º ano do ensino fundamental e 2º e 3º ano do ensino médio atividades que resgatam a identidade negra, essa proposta foi pensada tencionando fomentar o gosto pela leitura literária, “a literatura nos possibilita, entre outras coisas, ressignificar e fabular o mundo a nossa volta, ajudando-nos a criar novas perspectivas sobre o real” (LOPES et all, 2014, p.xx). Principiando do trabalho com o livro “Costura de nuvens”, de Adão Ventura (2006) procuraremos trabalhar histórias de relevantes escritores afro-brasileiros, ressaltando pessoas do Vale Jequitinhonha. As atividades baseiam-se em resgatar os valores culturais da comunidade escolar a fim de vivenciar o tema a partir das experiências individuais. Pretende-se trabalhar com contação de histórias literárias, no sentido de motivar os alunos a novas leituras, além de atividades que abarquem expressões corporais como oficina de capoeira e dança afro. Diferentes formas de linguagem corporal serão desenvolvidas, visando através da narrativa lida, que os alunos possam expressar livremente sua habilidade inventiva. O trato com o literário destina como um objeto significativo para a construção do ser, possibilitando que os alunos possam expressar livremente sua percepção, transcendendo em performance. Espera-se que após o transcorrer do projeto os alunos consigam apropriar-se de relevantes aquisições e que perpetuem além dos muros da escola.

Palavras – chave: Cultura afro-brasileira. Literatura. Corpo.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, Escola Estadual Professora Gabriela Neves.