Comunicação oral 4

VIVÊNCIAS LITERÁRIAS

Autores: Dávinny E. O. Nascimento, Ivanete de Oliveira Pinheiro, Tulyane da Cruz Santos, Amanda Valiengo, Juliana Helena Gomes Leal, Priscila Lopes

A relevância da leitura no processo cognitivo e na formação da cidadania da criança e o reconhecimento da importância dos trabalhos desenvolvidos dentro do contexto escolar para efetivação do saber-ler e não do saber-decifrar, por meio de atividades que busquem interação, significados e sentidos de forma prazerosa são os propósitos do trabalho apresentado neste texto. Buscou-se ampliação e o conhecimento do aluno, estimulando seu conhecimento prévio, sua cultura. Dessa forma, o presente trabalho surgiu com base nas propostas do PIBID Ler e Ser, que visam incentivar alunos e professores das escolas públicas de Diamantina a cultivarem o gosto pela leitura literária, por meio de atividades diferenciadas envolvendo mente, corpo e sentidos no processo de percepção do mundo, dentro e fora das páginas de um livro. Assim, com base nessa proposta e na realidade vivenciada na Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia, construiu-se o projeto Vivências Literárias, desenvolvido com os alunos do 5º ano, juntamente com professores, pibidianos e supervisor, buscando propiciar momentos de fruição, prazer, interação com os livros literários, e, acima de tudo, objetivando desconstruir a prática escola da leitura passiva, utilitarista, meramente técnica, para a enfatizar ao contrário, a formação e a construção ativa de significados na interação com o texto literário.

Palavras-chave: Vivências literárias. Interação. Fruição. Formação.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Brasil, Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia.