Comunicação oral 7

O PIBID LER E SER E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Alexandre Monteiro de Oliveira, Marcus Paulo Vieira Pinho, Willian Douglas Pereira, Raiume Santos Belém, Salete de Jesus Souza dos Santos, Inês Godinho, Amanda Valiengo, Juliana Leal, Priscila Lopes

Inserido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES. Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professora Grabriela Neves, situada no bairro da Palha em Diamantina – Minas Gerais, atendendo a proposta do Subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser. Juntamente com os alunos, sentiu-se a necessidade de trabalhar com a valorização do negro buscando ampliar a cidadania e discutir questões relacionadas à respeito, diversidade, preconceito, direito e inclusão. Procuramos apresentar de forma interdisciplinar (CENTRAN, São Paulo, 2002) a valorização da cultura Afro, inserindo-a transversalmente na formação do aluno. Desta forma, o presente projeto atende os dispositivos da Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 (MEC), que determinou a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura Afro-Brasileira”. A proposta do projeto é buscar a valorização da Cultura afro Brasileira, da população negra (MACEDO, 2008) e o reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento de Diamantina – MG. Ao contemplar a escolha de um tema de interesse dos alunos, foi possível contribuir para a percepção de que o negro tem um papel importante na sociedade, porém não é valorizado. Ao diagnosticar a necessidade de valorizar a cultura afro brasileira, buscou-se trabalhar com os alunos do 6°, 7°, 9° do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, textos literários e literatura de cordel que resgatam a identidade negra. Partindo do trabalho de Adão Ventura do livro “Costura de Nuvens”, objetivou-se em contextualizar a biografia, assim como pessoas do Vale Jequitinhonha e Diamantina que são destaques pelos seus trabalhos. Outra referência utilizada foi, “A Bonequinha Preta” de Alaide Lisboa de Oliveira. O projeto proporciona aos alunos a expressão da subjetividade através da literatura e movimentos corporais, (LOPES, P. LEAL, VALIENGO, GONÇALVES, GOMES, PESSOA, 2014), que serão realizados por meio de oficinas de capoeira e dança afro. Proporcionando aos alunos libertar o seu potencial artístico, a partir das práticas corporais e a capacidade de análise crítica em relação aos textos, o que possibilita o crescimento intelectual, afetivo e criativo.

Palavras-chave: Cultura. Afro-brasileiro. Valorização. Expressão corporal. Literatura.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, Escola Estadual Professora Grabriela Neves.

Supervisora Inês à esquerda e aluna-bolsista Raiúme, à direita.