II SINTEGRA/UFVJM

Comunicação Oral: “PIBID: Re(criando) espaços e metodologias de leitura literária na Escola Estadual Professora Gabriela Neves”.

Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, vinculado à licenciatura em Letras Português/Espanhol, intitulado PIBID “Ler e Ser”, coordenado pela Professora. Drª. Juliana Leal iniciou-se em agosto de 2012, na E. E. Prof.ª. Gabriela Neves, localizada no Bairro Palha, em Diamantina-MG com o objetivo de despertar a prática da leitura literária, para contribuir para a formação de leitores autônomos de textos literários. A escola situa-se em uma área periférica num bairro no qual a maioria dos alunos convive com a desestrutura familiar e o acesso aos livros é reduzido;sendo, então, um aspecto problemático a aproximação dos estudantes com o universo da leitura literária. Com base nos estudos teóricos: de Freire (1988) e Paulino (2001) desenvolvemos uma proposta de leitura(s) apoiada no aspecto lúdico, com contos e causos,a partir da qual os alunos pudessem vivenciar o protagonismo e valorização da sua própria história, respeitando sua “leitura de mundo” e suas motivações. Objetivos: Os objetivos da atividade realizada foram: conhecimento da tradição oral (contação de histórias, lendas, causos) de acordo com a cultura local; conhecer as heranças culturais da região; ressaltar a importância da cultura local, proporcionando o sentimento de pertencimento e valorização dos bens culturais. Metodologia: A atividade iniciou-se com uma breve explicação sobre os termos da tradição oral, com troca de experiências utilizando diferentes recursos (vídeos, músicas, livros, entre outros). Realizou-se uma roda para contação de histórias, contos e “causos” de Diamantina e região, encenação e reelaboração para apresentação no âmbito escolar. Resultados e discussão: Os resultados obtidos por meio dessa atividade foram positivos. Observou-se a valorização cultural, interação e interesse dos alunos no que foi proposto, aumentando a autoestima e o desempenho escolar. Considerações finais: Há várias lendas, causos, histórias criadas e contadas por antigos moradores, bens culturais valiosos que a região possui e que a maioria desconhece. Por isso a equipe constatou a necessidade de reconhecimento dessas manifestações culturais, levando em consideração o local, o outro e o sentimento de pertencimento. Bibliografia: FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.PAULINO, Graça et al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001. (Educação em formação).

Poster: “PIBID Ler e Ser: Contação de Histórias, Contos e “Causos” de Diamantina e Região na Escola Estadual Prof.ª Gabriela Neves”.

Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, vinculado à licenciatura em Letras Português/Espanhol, intitulado PIBID “Ler e Ser”, coordenado pela Professora. Drª. Juliana Leal iniciou-se em agosto de 2012, na E. E. Prof.ª. Gabriela Neves, localizada no Bairro Palha, em Diamantina-MG com o objetivo de despertar a prática da leitura literária, para contribuir para a formação de leitores autônomos de textos literários. A escola situa-se em uma área periférica num bairro no qual a maioria dos alunos convive com a desestrutura familiar e o acesso aos livros é reduzido;sendo, então, um aspecto problemático a aproximação dos estudantes com o universo da leitura literária. Com base nos estudos teóricos: de Freire (1988) e Paulino (2001) desenvolvemos uma proposta de leitura(s) apoiada no aspecto lúdico, com contos e causos,a partir da qual os alunos pudessem vivenciar o protagonismo e valorização da sua própria história, respeitando sua “leitura de mundo” e suas motivações. Objetivos: Os objetivos da atividade realizada foram: conhecimento da tradição oral (contação de histórias, lendas, causos) de acordo com a cultura local; conhecer as heranças culturais da região; ressaltar a importância da cultura local, proporcionando o sentimento de pertencimento e valorização dos bens culturais. Metodologia: A atividade iniciou-se com uma breve explicação sobre os termos da tradição oral, com troca de experiências utilizando diferentes recursos (vídeos, músicas, livros, entre outros). Realizou-se uma roda para contação de histórias, contos e “causos” de Diamantina e região, encenação e reelaboração para apresentação no âmbito escolar. Resultados e discussão: Os resultados obtidos por meio dessa atividade foram positivos. Observou-se a valorização cultural, interação e interesse dos alunos no que foi proposto, aumentando a autoestima e o desempenho escolar. Considerações finais: Há várias lendas, causos, histórias criadas e contadas por antigos moradores, bens culturais valiosos que a região possui e que a maioria desconhece. Por isso a equipe constatou a necessidade de reconhecimento dessas manifestações culturais, levando em consideração o local, o outro e o sentimento de pertencimento. Bibliografia: FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.PAULINO, Graça et al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001. (Educação em formação).

Poster: “O incentivo à leitura literária por meio do uso de textos e suportes”.

Introdução: Em fevereiro de 2013 iniciou-se, na Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia, localizada em Diamantina /MG, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid “- Ler e ser-” vinculado ao curso de Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O presente resumo traz considerações acerca das atividades inicias propostas pelo subprojeto “Leitura e releitura”, que teve como intuito abordar o incentivo à leitura literária. Dentre as atividades planejadas estão a realização de leituras de diferentes gêneros literários e a utilização de recursos midiáticos como intuito de promover uma aproximação entre os alunos e os textos escolhidos. Objetivos: A atividade inicial teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com o grupo Pibid e com o texto literário, possibilitando- lhes uma visão diferente a respeito da literatura. Para isso lançamos mão de meios interativos, como metodologia para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária de modo a cooperar com o processo de aquisição, desenvolvimento e domínio da linguagem escrita e com o aperfeiçoamento das habilidades oral e leitora literária. Metodologia: As atividades tiveram como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental II (6°,7°,8°,9° ano) e foram realizadas de acordo com a realidade da escola, dos alunos e do grupo Pibid. “Num primeiro momento foram apresentados os curtas-metragens “Vida Maria” e “ The Fantastic Flying Books of Mr Morris Lessmore (2011)” , seguidos dos textos “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector e “O Torneiro e o poeta”, de Fábio Fujita. Para finalizar a atividade foram distribuídos fragmentos de poesias e micro-contos. Resultado e discussões: Ao propormos esta atividade esperávamos que os alunos reconhecessem a importância da leitura literária por meio do contato com diferentes meios de veiculação, além do texto escrito, que “têm como objetivo chamar a atenção da platéia ou do usuário a todo o momento” (Coscarelli, 1996, p.4). Assim, constatamos que o uso de recursos midiáticos não só auxiliam na compreensão dos textos, como também lhes despertam maior interesse para a leitura literária. Foi o que observamos, especialmente, ao utilizarmos os recursos de som e imagem. Considerações finais: O uso de recursos de som e imagem tem sido um aliado na formação do gosto pela leitura literária. A importância da vivência e da experimentação desses novos processos educativos é de extrema relevância para ampliar os conceitos pedagógicos de incentivo à leitura literária. Bibliografia: COSCARELLI, C. V. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. In:GUIMARÃES, Ângelo de M. (Ed.) Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Belo Horizonte: DCC/UFMG, nov. 1996, p. 449-456. RAMOS, Márcio. Vida Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>